Dica do especialista: 7 passos para economizar combustível na viagem de Carnaval
Dica do especialista: 7 passos para economizar combustível na viagem de Carnaval.
Dados do do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o etanol registrou aumento de 5,35%, com o litro custando, em média, R$ 4,51. A gasolina também ficou mais cara, alta de 3,02% com preço médio de R$ 6,49. Com esse aumento fica difícil economizar combustível na viagem de Carnaval.
Este ano o carnaval é dia 4 de março, porém começa um pouco antes com as pessoas se programando para viajar já no último dia de fevereiro e aproveitar mais. Veja as dicas de como gastar menos com combustível no feriadão.
Como economizar combustível na viagem de carnaval?
Cada litro desperdiçado afeta diretamente no seu bolso. Isso em um setor já pressionado por rodovias precárias e pela alta nos custos gerais.
Veja as dicas:
1 – Monitore o consumo da frota
O primeiro passo é saber como o seu carro se comporta no quesito consumo. Ao acompanhar o padrão, você consegue identificar anomalias.
Já existem softwares que podem automatizar essa análise, usado muito por empresas frotistas. Para o público em geral, a alternativa é mesmo entender em quais situações o veículo consome mais ou menos combustível e a partir daí desenvolver hábitos de direção.
2 – Planeje rotas estrategicamente
Quando você roteiriza a sua viagem evita congestionamentos, escolhe trajetos mais curtos e econômicos. O GPS pode ajudar, principalmente aqueles que apresentam o tráfego em tempo real.
3 – Compare preços de combustível
Não tem jeito, vai ter que pesquisar preços. A ideia aqui é complementar o planejamento da rota com a pesquisa de preços ao longo do trajeto. Hoje a internet permite localizar os postos e verificar o preço médio, aí é só escolher os estabelecimentos mais confiáveis e mais econômicos.
4 – Mantenha a manutenção preventiva em dia
Siga pelo menos o básico: pneus calibrados, motores revisados e alinhamento correto. Além de garantir a segurança dos veículos, essas ações também têm um impacto direto no consumo de combustível e na durabilidade dos componentes.
Um pneu com pressão inadequada, por exemplo, pode aumentar o consumo em até 10%, além de acelerar o desgaste, enquanto um motor fora de ponto ou mal regulado exige mais combustível para realizar o mesmo trabalho.
5 – Controle o peso e a aerodinâmica dos veículos
A regra é simples: evite cargas excessivas e desnecessárias para economizar combustível.
Portanto, nada de levar coisas além do necessário. Bagagens, comida, água e utensílios indispensáveis são o suficiente. Se a ideia for economizar combustível, só isso já basta.
6 – Use o ar-condicionado de forma estratégica:
Se não estiver tanto calor, o uso do ar-condicionado deve ser limitado em velocidades baixas, como em trajetos urbanos. Na estrada, Guimarães recomenda fechar as janelas e ligar o ar para reduzir a resistência ao vento e, consequentemente, o consumo de combustível.
7 – Desligue o motor em paradas prolongadas
Vai parar por um pouco mais de tempo? Desligue o motor se a parada for superior a 5 minutos. Se o carro for equipado com sistemas de “start-stop” melhor, mas para veículos sem esse recurso, desligar o motor manualmente é uma boa prática para economizar.
Se você tem mais de 50 anos e dirige regularmente veja o vídeo abaixo:
Eai, como você age durante as viagens e quer economizar combustível? Conte para gente aqui nos comentários!
Aproveite e leia também:
Gasolina e etanol passam por nova alta em fevereiro – Qual combustível vale mais a pena hoje?
Sinais de que os discos de freio do seu carro estão comprometidos.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.