Dica de manutenção: descubra o que pode causar o desgaste prematuro das pastilhas de freio
Saiba de uma vez por todas o que pode causar o desgaste prematuro das pastilhas de freio e veja o que pode ser feito para evitar isso; confira todos os detalhes!
Ninguém espera, mas o desgaste prematuro das pastilhas de freio pega muitos motoristas de surpresa. Mas afinal, o que fazer nesse tipo de situação?
Bem, para início de conversa, a primeira coisa é entender as causas desse desgate prematuro e o que é preciso para evitá-lo. Assim, além de garantir mais segurança, a gente ainda evitar gastar uma nota com grandes manutenções.
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O que pode gerar o desgate prematuro das pastilhas de freio?
- Quando o motorista freia muito bruscamente com certa frequência
- Em situações de frenagens consecutivas durante o trânsito carregado
Vamos entender isso melhor? O que acontece é que a pastilha de freio tem como função produzir o atrito que ocorre quando entra em contato com o disco, a fim de desacelerar e fazer o veículo parar completamente.
Dessa forma, quando a gente freia bruscamente, toda energia (calor) gerada pela frenagem vai para os freios de uma vez só. Além disso, no segundo caso mencionado, não há tempo da refrigeração adequada, o que pode elevar a temperatura dos freios.
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Como evitar o desgaste prematuro das pastilhas de freio?
- Sempre que possível, efetuar as frenagens de maneira suave
- Fazer o pré-assentamento das pastilhas de freio sempre que elas forem substituídas
- Realizar revisões preventivas do estado das pastilhas, do disco de freio, do cubo de roda, pinça e pino deslizante, assim como demais componentes do freio traseiro
Em relação ao pré-assentamento das pastilhas, Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freio, explica:
“Esse processo começa na oficina com o reparador ao realizar pelo menos 30 frenagens suaves de 50 km/h ou menos com intervalos entre as frenagens para o resfriamento. Depois o reparador deve orientar o motorista a usar os freios moderadamente nos primeiros 300 km, só assim que é concluído de forma correta para aumentar a área de contato entre o disco e a pastilha, criando uma camada de transferência”
Como saber se a pastilha de freio está ruim?
- Sons de apito na hora de frear
- Perda da eficiência de frenagem (o carro leva mais tempo para frear e/ou demora a responder quando o pedal está pressionado)
Por fim, com as revisões no tempo ideal, a gente evita pagar mais caro nas manutenções e ainda garante mais segurança para conduzir em paz. Ou seja, é só ficar de olho!
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