Dica de manutenção: descubra o que pode causar o desgaste prematuro das pastilhas de freio

Saiba de uma vez por todas o que pode causar o desgaste prematuro das pastilhas de freio e veja o que pode ser feito para evitar isso; confira todos os detalhes!

Ninguém espera, mas o desgaste prematuro das pastilhas de freio pega muitos motoristas de surpresa. Mas afinal, o que fazer nesse tipo de situação?

Bem, para início de conversa, a primeira coisa é entender as causas desse desgate prematuro e o que é preciso para evitá-lo. Assim, além de garantir mais segurança, a gente ainda evitar gastar uma nota com grandes manutenções.

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O que pode gerar o desgate prematuro das pastilhas de freio?

  • Quando o motorista freia muito bruscamente com certa frequência
  • Em situações de frenagens consecutivas durante o trânsito carregado

Vamos entender isso melhor? O que acontece é que a pastilha de freio tem como função produzir o atrito que ocorre quando entra em contato com o disco, a fim de desacelerar e fazer o veículo parar completamente.

Dessa forma, quando a gente freia bruscamente, toda energia (calor) gerada pela frenagem vai para os freios de uma vez só. Além disso, no segundo caso mencionado, não há tempo da refrigeração adequada, o que pode elevar a temperatura dos freios.

Foto: Freepik

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Como evitar o desgaste prematuro das pastilhas de freio?

  • Sempre que possível, efetuar as frenagens de maneira suave
  • Fazer o pré-assentamento das pastilhas de freio sempre que elas forem substituídas
  • Realizar revisões preventivas do estado das pastilhas, do disco de freio, do cubo de roda, pinça e pino deslizante, assim como demais componentes do freio traseiro

Em relação ao pré-assentamento das pastilhas, Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freio, explica:

“Esse processo começa na oficina com o reparador ao realizar pelo menos 30 frenagens suaves de 50 km/h ou menos com intervalos entre as frenagens para o resfriamento. Depois o reparador deve orientar o motorista a usar os freios moderadamente nos primeiros 300 km, só assim que é concluído de forma correta para aumentar a área de contato entre o disco e a pastilha, criando uma camada de transferência”

Foto: Freepik

Como saber se a pastilha de freio está ruim?

Por fim, com as revisões no tempo ideal, a gente evita pagar mais caro nas manutenções e ainda garante mais segurança para conduzir em paz. Ou seja, é só ficar de olho!

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Escrito por

Vitória Marques

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