Placa do Mercosul começa a ser implementada no Rio de Janeiro

Placa do Mercosul começa a ser implementada no Rio de Janeiro

Leo Alves
Do Garagem360

11/09/2018 | 15:20


Atualizada às 15h20

O Detran do Rio de Janeiro anunciou na última segunda-feira (10) que o estado seria o primeiro do país a implementar a placa do Mercosul. A partir de hoje (11), os veículos zero quilômetros serão emplacados com o modelo unificado. Segundo o Ministério das Cidades, a novidade vai ajudar a reduzir a clonagem e vai contribuir para o aumento da segurança.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Placa do Mercosul: o que muda

As novas placas conservam o mesmo tamanho que as atuais, mas trazem diversas mudanças. Todas são predominantemente brancas com o topo em azul, onde fica escrito o nome do país. O número de letras aumentou para quatro, enquanto os números passam a ser somente três. As bandeiras do Brasil e do estado de origem do veículo, juntamente com o brasão do município, também passam a fazer parte da identificação.

Foto: Divulgação
As categorias serão identificadas pelas cores das letras e números

Um QR code também foi adicionado e um chip também pode ser implementado no futuro. Quem mora no Rio de Janeiro e já tem um veículo emplacado não é obrigado a realizar a troca. O novo modelo será implementado no emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria de direção.

LEIA MAIS: Placas de carro: conheça os seus significados

Batidas propositais, jogo sujo e trapaças: relembre atitudes antidesportivas nas pistas

Caso o proprietário queira fazer a troca voluntária, também é permitido. Basta pagar o valor de R$ 219,35, mesmo preço das placas antigas. De acordo com o Ministério das Cidades, não haverá preço tabelado para o procedimento, sendo que cada estado determinará os valores.

Categoria

Como todas os modelos são brancos, as categorias passam a ser identificadas pela cor da combinação alfanumérica. Veículos particulares utilizam a cor preta. Comerciais e de aprendizagem, vermelha. Oficiais, azul. Especial, verde. Diplomático, amarela. Por último, os de colecionador vão usar a tonalidade prateada.

Por falar em placas, confira na galeria especial do Garagem360 o significado das placas de trânsito.

 
 
<
>