Diante da alta do diesel, CNT defende repasse imediato dos novos custos para o valor dos fretes

Por meio de nota oficial à imprensa, da última sexta-feira (11/03), a CNT (Confederação Nacional do Transporte)  informou que defende a necessidade da recomposição imediata do preço do frete rodoviário em razão do reajuste anunciado pela Petrobras no dia 10/03, de quase 25% no valor do óleo diesel, principal insumo do setor Brasil. Os novos valores começaram a ser praticados nesta sexta-feira (11/03) em todo o país. Entenda.

Petrobras aumenta gasolina para as distribuidoras a partir de amanhã
 (Foto: Pixabay)

Confederação Nacional do Transporte se posiciona frente a alta do diesel

Assim, de acordo com o comunicado, a Confederação entende que tal medida se justifica para evitar o colapso de inúmeras empresas transportadoras, que, antes mesmo desse novo reajuste, já vinham negociando com os seus clientes o repasse dos quase 50% de aumento no diesel registrado em 2021. Caso não haja o repasse imediato, a operação de transporte no Brasil corre o risco de se tornar inviável.

Além disso, a CNT ressalta que, sem questionar a legitimidade da Petrobras em definir sua política de preços, a CNT alerta que a trajetória ascendente dos valores cobrados pelo insumo afeta diretamente a atividade transportadora, seja a do segmento de cargas ou o de passageiros, que já trabalham com margens muito reduzidas de lucro. Além disso, os sucessivos reajustes do preço cobrado em bomba devem ser repassados ao consumidor final.

VEJA TAMBÉM

Alta da gasolina: combustível deve atingir R$ 7 o litro
Aumento do diesel (Foto: Pixabay)

“É claro que nos preocupamos com a população e com as consequências que o repasse desse aumento trará na vida das pessoas. Estamos atentos e muito preocupados com toda essa situação, mas o setor, infelizmente, não tem mais quaisquer condições de segurar esse aumento, que deve ser repassado imediatamente no valor frete. afirma o presidente da CNT, Vander Costa.

“Do contrário, colocaremos em risco a própria sobrevivência de muitas empresas de transporte, que são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, conclui.

o conflito entre a Rússia e a Ucrânia afetar preços dos combustíveis no Brasil?
(Foto: Jornal de Brasília)

Aumento dos combustíveis

A Petrobras anunciou no dia 10/03, conforme noticiado no Garagem360, os novos aumentos no preço dos combustíveis. A partir da mesma data, as distribuidoras passaram a pagar 18,7% a mais pela gasolina e 24,9% a mais pelo diesel.

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar