Tags

Notícias

Diablo Rosso III é o novo pneu superesportivo da Pirelli

Créditos: Foto: Divulgação
17 junho, 2016
Talita Morais

Tem novidade na linha de pneus da Pirelli. Trata-se do Diablo Rosso, desenhado e desenvolvido para equipar a mais nova geração de motos potentes de rua equipadas com sistemas de controle eletrônicos e outros equipamentos tecnológicos. Nascido nas pistas de corrida, o item, sucessor do Diablo Rosso II, é resultado da experiência da empresa com a categoria FIM Superbike World Championship.

Foto: Divulgação
110411_broadcast66 (533x800)
Pneu Diablo Rosso III foi desenhado para equipar motos potentes de rua

A tecnologia do desenho sobre o qual o novo produto foi feito, os materiais, a estrutura e o processo de mistura dos compostos são os mesmos usados nas Superbikes. Segundo a fabricante, este pneu melhora a dirigibilidade, a aderência e a performance na chuva, garantindo durabilidade e desempenho durante todo o ciclo de vida do item.

Padrão da banda de rodagem 

O desenho da banda de rodagem do Diablo Rosso III deriva do pneu de competição Diablo Supercorsa, adequado para o uso nas ruas. A Pirelli comenta que os engenheiros consideraram importante manter as ranhuras com desenho típico e distinto em “raio” da banda de rodagem para ser reconhecido como uma expressão de competitividade e agressividade.

O posicionamento das ranhuras segue as ondas de desgaste, interrompendo as forças que as causam, favorecendo, segundo a empresa, o o consumo uniforme e a redução do estresse ao qual o composto é submetido. Além disso, esse posicionamento é efetivo do ponto de vista da dispersão de água, o que torna o produto seguro também na chuva.

Foto: Divulgação
110411_broadcast63 (533x800)
Novo pneu da Pirelli contém sílica em sua composição 

Compostos e perfis

Os compostos do Diablo Rosso III contém sílica em sua composição e ainda óleos, resinas e polímeros. O pneu traseiro possui dois compostos com uma larga faixa lateral de alta aderência e no centro uma faixa mais estreita. Já o dianteiro é feito 100% de sílica.

O perfil do pneu é caraterizado pelo desenvolvimento de múltiplos raios que, garante a Pirelli, aprimoram a dirigibilidade, oferecendo ao motociclista apoio lateral imediato e facilitado e, ao mesmo tempo, rápidas mudanças de direção.

Comparado com o usado no modelo anterior, o perfil é mais alto na parte central e mais largo nas laterais. Ao mesmo tempo, a altura da parede lateral diminuiu em três milímetros para aprimorar a flexibilidade da lateral ao sair de apoios em aceleração, com grande benefício em termos de tração.

Medidas 

O novo Diablo Rosso III está disponível nas seguintes medidas: 120/70 ZR 17 M/C (58W) TL – dianteiro; e 160/60 ZR 17 M/C (69W) TL; 180/55 ZR 17 M/C (73W) TL; 180/60 ZR 17 M/C (75W) TL; 190/50 ZR 17 M/C (73W) TL; 190/55 ZR 17 M/C (75W) TL; 200/55 ZR 17 M/C (78W) TL – traseiro.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.