Dia Nacional do Fusca: veja dicas de como manter o VW sempre novo
Para celebrar o Dia Nacional do Fusca (20 de janeiro), trazemos dicas de como manter a mecânica do seu clássico em perfeito estado
O Volkswagen Fusca, assim como outros veículos clássicos, precisa ser bem mantido com um lubrificante de alta proteção contra desgastes que seja compatível com selos, juntas e outros metais comuns ao motor clássico. Para celebrar o Dia Nacional do Fusca, em 20 de janeiro, data que marca o início da produção desse modelo icônico no Brasil, em 1959, trazemos dicas de como manter a mecânica do seu Fusca em perfeito estado.
Com a ajuda de Rafael Recio, gerente de Produto e Suporte Técnico da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, ajudamos o motorista a escolher o óleo certo para seu veículo antigo. Confira.
Celebre o Dia Nacional do Fusca com o motor do seu VW em perfeito estado
“A maioria dos carros antigos necessitam de lubrificantes com alta viscosidade porque apresentam maiores folgas se comparados aos modelos modernos. Os veículos clássicos foram desenvolvidos para operar com lubrificante formulado totalmente ou parcialmente com óleo básico mineral e, a fim de manter a originalidade do projeto, é essencial aplicar um óleo com o mesmo perfil que respeite selos, vedações e outros materiais originais”, explica Recio.
De acordo com especialista, como o manual do proprietário indica o uso de lubrificantes obsoletos, torna-se complexo seguir a recomendação indicada. Por exemplo, em um Fusca do final da década de 1970, a recomendação é utilizar um óleo com nível API SE, cuja comercialização não é mais permitida para lubrificantes convencionais, segundo regulamentação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
“Deve-se seguir o aviso original para viscosidade e ao menos aplicar um produto compatível com o projeto do motor, independentemente da quilometragem”, aconselha.
Recio explica que há uma grande diferença entre os intervalos adotados na manutenção preventiva de um veículo antigo e de um moderno. Para o especialista, a troca de óleo do motor dos carros atuais pode superar o período de 10 mil quilômetros ou um ano, enquanto que, nos clássicos, como o Fusca da década de 60, esse período deve ser de 2.500 quilômetros ou, no máximo, seis meses.
“É indispensável que o proprietário esteja atento aos prazos porque o processo de oxidação do lubrificante ocorre mesmo que a quilometragem não seja atingida.”
Mesmo um automóvel de coleção deve ser colocado, regularmente e sempre que possível, nas ruas para manter o funcionamento, com as peças lubrificadas. “Em muitos casos, é conveniente deixar o motor funcionando por um tempo para assegurar que a lubrificação seja ideal para o aumento da vida útil do motor”, orienta Recio.
Se ficar por um longo tempo em repouso ou hibernação, o Fusca precisará de manutenção diferenciada e produtos adequados. O filme lubrificante, por exemplo, deve ter capacidade superior de adesão para que perdure por mais tempo, mesmo que o motor fique em repouso, sem a circulação do óleo. “Esse cuidado garante proteção contra a corrosão e uma partida eficaz após o período de inatividade”, aponta o especialista.
São Bernardo Plaza sedia tradicional Encontro de Fuscas
Em comemoração ao Dia Nacional do Fusca, o São Bernardo Plaza promove, em parceria com o Fusca Clube Brasil, o tradicional ‘Encontro de Fuscas’. No domingo (22), das 8h às 14h, os colecionadores e amantes de carros poderão se reunir no espaço para conversar e admirar diferentes modelos do automóvel.
Além de reunir centenas de exemplares de Fuscas, Kombis, carros antigos e seus apaixonados, o evento contará também com um mercado de pulgas e tendas com itens exclusivos para colecionadores.
A entrada no evento é gratuita, mas os participantes que levarem 2kg de alimentos não perecíveis para doação (com exceção de açúcar e sal) terão isenção no estacionamento até às 16h e poderão concorrer a brindes na Roleta Premiada. Os alimentos arrecadados serão destinados a dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelas instituições atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.
O evento acontece em local aberto, no estacionamento do São Bernardo Plaza.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.