Dia Nacional do Fusca: conheça os modelos históricos do acervo da Volkswagen
Neste Dia Nacional do Fusca, a Volkswagen relembra três modelos históricos presentes no acervo da marca; saiba quais são
Neste 20 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Fusca. Uma data especial para um ícone do mercado automotivo brasileiro, que já vendeu mais de 3,1 milhões de unidades e foi líder do mercado durante 23 anos.
Foi no dia 20 de janeiro de 1959 que a produção nacional deste lendário modelo teve início (data oficializada pela fabricante), ainda com o nome de Volkswagen Sedan. O nome Fusca seria utilizado a partir de 1983.
E, para enaltecer esta data, a marca alemã apresenta três unidades raras de seu acervo histórico da Garagem VW, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
No Dia Nacional do Fusca, veja os modelos do acervo da Volkswagen
Para celebrar o Dia Nacional do Fusca, a VW recebeu membros do Fusca Clube do Brasil e Fusca Club ABC e apresentou três unidades prestigiadas de seu acervo.
Modelos dos anos de 1986, 1993 e 1996 estão expostos na Garagem VW – parte II, com os cuidados da equipe de Engenharia da marca alemã para a preservação deste pedaço da história marcante para os apaixonados por carros antigos.
“A oportunidade de gerenciar um acervo de veículos clássicos traz um misto de desafio e também de muita nostalgia, por poder viver cada produto, pensando em como aquela unidade marcou a indústria do País”, destaca André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto.
Conforme a Volkswagen, a estimativa é de que 1,7 milhão de unidades do Fusca ainda estejam em circulação no país. “É um privilégio poder mostrar três unidades raríssimas e totalmente preservadas durante as comemorações do Dia Nacional do Fusca. O Fusca não é só um queridinho nosso, mas do mundo inteiro”, completa Drigo.
Veja a seguir um pouco sobre os memoráveis modelos:
Fusca 1986
A chamada “primeira fase” do Fusca no Brasil foi de 1959 a 1986. Após este ano, o modelo teve sua produção paralisada, até ser retomada em 1993.
A versão de 1986 está entre os últimos fabricados nesta etapa e marca o final fabricação antes deste hiato. A unidade contava com motor 1.600 cm³ abastecido com etanol.
Fusca 1993, o Fusca Itamar
Sete anos após o fim de sua produção, o Fusca voltou a ser fabricado em 1993, a pedido do então Presidente da República, Itamar Franco. Por este motivo, o modelo ficou lembrado como Fusca Itamar.
O chefe do executivo federal desejava retomar a fabricação para estimular a economia e gerar mais empregos. Além disso, o governo realizou um programa de isenção tributária para a motorização refrigerada a ar de Fusca e Kombi.
O primeiro exemplar fabricado na segunda fase está exposto na Garagem VW e tem chassi número 9BWZZZ11ZPP00001. Este fusca foi apresentado para Itamar Franco na celebração que marcou o retorno da produção.
Fusca 1996
O ano de 1996 marcaria o fim definitivo da produção do Fusca. Para celebrar o final de um ícone da indústria automotiva, a Volkswagen criou a Série Ouro.
Foram produzidos 1.368 exemplares do Fusca Itamar, caracterizados pelos faróis auxiliares, lanternas escurecidas, logotipo nas laterais e, na tampa do motor, o emblema “Fusca”, em dourado.
A cabine veio com bancos revestidos de Pointer GTI, volante de Gol, painel com fundo branco e vidros verdes. Além disso, três exemplares foram alterados para conversíveis pela transformadora de veículos Sulam. Um destes veículos está exposto no acervo da VW e conta com motor de 1.600 cm³ a gasolina.
Dia Nacional do Fusca: história do lendário veículo
Certamente, o Fusca jamais será esquecido pelo público. Aos apaixonado ou não por carros antigos, este lendário modelo já esteve presente em algum momento na vida dos brasileiros.
O Dia Nacional do Fusca marca o início oficial da produção do veículo em terras brasileiras, no dia 20 de janeiro de 1959. Foi neste ano que o carro começou a ser fabricado inteiramente no Brasil.
Mas as operações da Volkswagen no Brasil foram iniciadas um pouco antes. Importado desde o ano de 1950, o Fusca começou a ser montado em 1953, com peças importadas, em um galpão no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo (SP) com o motor de 1.200 cm³.
Foi a partir de 1959, na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que o Fusca, na época chamado de Volkswagen Sedan, foi produzido até a primeira paralisação, em 1986.
Sempre com transmissão manual de quatro marchas e tração traseira, o motor de quatro cilindros refrigerado a ar passava de 1.200 cm³ para 1.300 cm³ com 45 cv brutos, em 1967.
Em 1970, o motor recebeu novas modificações. Sendo alterado para 1.500 cm³ e 52 cv de potência, o veículo precisou passar por mudanças, como o aumento de 62 mm da bitola traseira, alterando o tamanho do modele, que recebeu o apelido de “Fuscão”.
Em 1974, novas mudanças. Motor de 1.600 cm³, com dupla carburação, gerava 65 cv brutos. Outras modificações foram realizadas, como o aumento da bitola dianteira, para-brisa maior, pisca alerta e sistema de ventilação interna.
Com o passar dos anos, várias modificações aconteceram, como as marcantes lanternas traseiras grandes e arredondadas, apelidadas de “Fafá”. Mas foi em 1983, que o nome Fusca foi eternizado, substituindo o original Volkswagen Sedan.
Em 1986, a produção foi paralisada, sendo retomada em 1993 e finalizada oficialmente em 1996, devido ao baixo desempenho em vendas. Mas nada que apague a marcante história deste ícone do mercado automotivo.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.