Dia do caminhoneiro: veja o que pode gerar o desgaste precoce dos freios do caminhão

A manutenção adequada de um caminhão, especialmente dos sistemas de freios, é essencial para garantir a segurança nas estradas e o bom funcionamento da frota.

Pensando nisso, o Garagem360, em parceria com a Fras-le, traz a seguir os principais fatores que geram desgaste nos freios de um caminhão para você ficar ligado nesse Dia do Caminhoneiro.

Dicas essenciais sobre manutenção de freios no Dia do Caminhoneiro

O transporte rodoviário de cargas é o sistema logístico predominante no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), existem cerca de 538.663 caminhoneiros autônomos no país, representando 77,62% do total de profissionais.

Já a frota de caminhões, de acordo com o Sindipeças, totaliza 2,1 milhões de unidades, com uma idade média de 11 anos.

Para garantir a segurança nas estradas e o bom estado dos caminhões, a Fras-le e o Garagem360, celebram o Dia Nacional do Caminhoneiro destacando as principais orientações sobre o desgaste e a manutenção dos freios.

(Foto: Divulgação)

Desgaste dos freios depende de diversos fatores

Robson Andriel Lipniarski, Consultor de Marketing de Produto da Fras-le, afirma que o desgaste dos freios dos caminhões está diretamente relacionado ao uso diário de cada motorista.

Ele recomenda que as inspeções periódicas levem em consideração a frequência de uso do caminhão, as condições das estradas, o relevo, o modo de condução, a idade do veículo, a qualidade dos componentes e o peso da carga transportada, entre outros fatores.

Portanto, é essencial que os motoristas fiquem atentos aos sinais de desgaste dos freios e estabeleçam um cronograma de manutenção com a ajuda de um mecânico de confiança.

Segundo o consultor, a manutenção preventiva é a forma mais segura e econômica de evitar falhas no sistema.

“Optar pela manutenção preventiva é a forma mais econômica e segura de evitar o surgimento de uma falha”, acrescenta.

Freio a tambor é o sistema predominante nos caminhões no Brasil

Lipniarski explica que existem dois tipos principais de sistemas de freios para caminhões: o freio a tambor, o mais comum no Brasil, e o freio a disco.

Ambos os tipos podem ser acionados por sistemas pneumáticos ou hidráulicos, e podem contar com dispositivos auxiliares, como ABS e EBS.

Como funciona o freio a tambor

O freio a tambor consiste basicamente em um tambor metálico e sapatas de freio, além de componentes de fixação e acionamento.

Quando o motorista pressiona o pedal do freio, o sistema pneumático movimenta as sapatas, que empurram as lonas de freio contra o tambor, gerando a fricção necessária para desacelerar o caminhão.

Diferenças do freio a disco

Por outro lado, o freio a disco é composto por pastilhas e um disco, juntamente com seus mecanismos de suporte e acionamento.

Quando o pedal é acionado, os pistões comprimem as pastilhas contra o disco. Esse sistema dissipa o calor de forma mais eficiente, devido à maior exposição ao fluxo de ar, e pode oferecer menor tempo de resposta, especialmente quando acionado hidraulicamente.

Atuação dos dois sistemas

Em ambos os sistemas, o atrito gerado pela lona ou pastilha contra o tambor ou disco converte a energia cinética em energia térmica, permitindo que o veículo reduza sua velocidade.

Alisson Wieder
Alisson WiederRedator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.
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