No próximo domingo (2/9) é comemorado o dia da Volkswagen Kombi. A data também marca o aniversário de 61 anos do modelo
No próximo domingo (2/9) é comemorado o dia da Volkswagen Kombi. A data também marca o aniversário de 61 anos do modelo, que foi produzido no Brasil por 56 anos.
No mercado nacional, poucas mudanças fizeram parte da trajetória do carro mais longevo da história automobilística do País. Porém, no continente europeu, a vida da Kombi foi diferente, recebendo diversas gerações que duram até os dias atuais. Recentemente, a Volkswagen também anunciou que pretende fabricar um carro conceito inspirado na Kombi, chamado I.D. Buzz.
Para ilustrar essas duas realidades, o Garagem360 elaborou uma galeria especial. Confira a seguir.
Em 1957, começava a produção da Kombi no Brasil; ela foi o primeiro carro produzido pela Volkswagen no País |Foto: Divulgação
VW Kombi 1959 |Foto: Divulgação
Kombi durante testes em 1969 |Foto: Divulgação
Em 1976, a Kombi brasileira começava a tomar rumos diferentes da europeia. O novo visual era inspirado na segunda geração, chamada de T2 por lá, mas não recebeu a porta lateral corrediça |Foto: Divulgação
Em 1981 surgia a Kombi picape de cabine dupla |Foto: Divulgação
Neste mesmo ano surgiu a Kombi com motor diesel, que exigia a instalação de uma radiador frontal |Foto: Divulgação
Apenas em 1997, 40 anos após seu lançamento, a Kombi brasileira recebia a porta lateral corrediça. e teto mais alto. Com as mudanças, a VW tentou lançar uma versão mais luxuosa e dedicada aos passageiros. A Carat durou pouco tempo, mas tinha interior mais refinado que as demais versões da van |Foto: Divulgação
Em 2006 a Kombi recebia sua ultima modernização. O tradicional motor boxer 1.600 a ar dava lugar a um 1.4 flex, mais atual, econômico e menos poluente. A evolução foi notória, mas o tradicional ronco da van foi trocado por um mais abafado e baixo |Foto: Divulgação
VW Kombi 2006 |Foto: Divulgação
Após 56 anos de estrada, a velha senhora se despediu do mercado em 2013. A Volkswagen elaborou uma série final, chamada de Last Edition, onde somente 1200 modelos foram fabricados |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
VW Kombi Last Edition |Foto: Divulgação
Na Europa, a Kombi surgiu em 1949, derivada diretamente do Fusca. Por lá, seu caminho foi bem diferente da seguida pela versão brasileira |Foto: Photo credit: Georg Sander via VisualHunt.com / CC BY-NC
Em 1967, a T2 surgia na Europa. Para-brisa maior e a porta corrediça na lateral eram os grandes destaques da segunda geração, assim como o visual mais moderno |Foto: davocano via Visualhunt / CC BY
Em 1979, a T3 representava uma grande revolução para a van. Ela abandonou o motor refrigerado a ar, adotando um com arrefecimento líquido, mais moderno. Porém, continuava na traseira do utilitário |Foto: Nataraj Metz via VisualHunt / CC BY-NC-SA
Com o motor deslocado para a frente, a T4 surgiu em 1990. O modelo chegou a ser vendido no Brasil, durante os anos 90, batizado de Eurovan e Caravelle |Foto: SandMonster via Visual hunt / CC BY-SA
Em 2015, a sexta e atual geração surgia na Europa |Foto: Divulgação
VW T6 |Foto: Divulgação
VW T6 |Foto: Divulgação
VW T6 |Foto: Divulgação
O conceiro I.D Buzz, apresentado no salão de Detroit deste ano, teve a produção confirmada para 2022. Sua proposta é ser a Kombi do século 21 |Foto: Divulgação