Dez dicas infalíveis para comprar carro usado e fazer um bom negócio
Veja 10 dicas essenciais para aplicar ao comprar carro usado e ter a certeza de que fez um bom negócio; veja quais são elas!
Com o constante aumento de preços dos veículos 0 km, comprar um carro usado pode ser uma boa saída para quem deseja fazer um bom negócio. No entanto, é preciso colocar em prática algumas dicas para fugir de possíveis golpes e até mesmo de modelos que não valem o investimento.
10 dicas para acertar na compra do carro usado
Comprar um carro usado pode ser a saída para fugir do constante reajuste de preços dos carros 0 km, por mais que eles e os seminovos também tenham registrado elevação de preço.
Porém, estimativas de especialistas do setor afirmam que a tendência é de queda no valor médio dos veículos.
Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, afirma que se você pensa em vender seu carro usado, faça isso logo, afinal, os preços vão cair.
Esse novo cenário pode ser o responsável por gerar novas oportunidades de compra e venda. Para isso, o Garagem360 desenvolveu uma lista com 10 dicas para colocar em prática na hora de procurar um modelo usado e não cair em golpes e fugir de modelos que podem dar dor de cabeça no futuro; veja!
1 – Desconfie de excessos de facilidades e preços abaixo do mercado
Ao pesquisar um modelo em específico, tenha em mente o preço médio do veículo. O estado de conservação pode ser determinante para alterar tal média, porém, desconfie quando o carro está muito abaixo do valor de mercado.
A prática pode ser usada para atrair interessados em fazer um bom negócio, mas no final, pode ser apenas uma nova vítima de golpes de falsos anúncios.
2 – Negocie direto com o proprietário do automóvel ou revendedor autorizado
Tenha certeza de quem está negociando a venda com você é o proprietário do veículo ou revendedor autorizado. Peça documentos que comprovem a posse do modelo para evitar possíveis transtornos.
3 – Pesquise os dados informados
Verifique informações sobre o automóvel, como multas e histórico, dê preferência aos carros que possuem histórico veicular verificado. Diversas plataformas de compra e venda já contam com essa opção. Através dele será possível conferir todas as informações do veículo e possíveis débitos.
4 – Não adiante pagamentos
Não faça nenhum pagamento antecipado e nem de reserva do veículo, certifique-se que a conta para pagamento esteja no mesmo nome do proprietário ou representante legal.
5 – Sempre opte por locais públicos
Quando for ver o veículo, prefira locais públicos e com grande movimentação de pessoas, como estacionamento de shoppings e supermercados e vá sempre acompanhado.
6 – Não compre sem vistoria
Antes de fechar o negócio leve o veículo em uma oficina mecânica de sua confiança para ter certeza de que não há nenhum problema não informado.
7 – Faça um Test Drive
É de extrema importância realizar um test drive com o modelo antes de concluir a compra. A experiência de condução lhe dará detalhes sobre o carro, bem como será possível aferir dados de consumo e verificar se há defeitos mecânicos.
8 – Não se esqueça dos custos contínuos
Ao comprar o veículo não se esqueça que além do valor do modelo, outros gastos devem entrar na conta, como manutenção preventiva, combustíveis e impostos, como o IPVA e o Licenciamento.
Coloque os valores na ponta do lápis e verifique que os custos estão de acordo com o seu orçamento previsto.
9 – Tenha mente aberta, porém, defina o que é necessário
Quando o assunto é carro usado o ideal é ter a mente aberta e pesquisar diversas opções de marcas e modelos. Restringir a pesquisa a determinado veículo pode limitar a escolha e fazer com que a compra não seja tão vantajosa quanto poderia ser.
No entanto, tenha em mente o que é necessário para você e quais as necessidades o veículo deve sanar. Quem procura por economia, por exemplo, não deve perder tempo com veículos gastões, seja em termos de combustível ou manutenção.
10 – Comprou um carro usado e deu defeito? Garantia é de 90 dias
Em caso da compra de um carro seminovo ou usado em lojas, o novo proprietário tem 90 dias de garantia do produto, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Durante esse período, caso apareça defeitos não conhecidos no momento da compra, a loja deve obrigatoriamente resolver o problema.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.