Deu ruim! Volvo acaba com a festa dos donos de elétricos: veja as novas restrições

Deu ruim! Volvo acaba com a festa dos donos de elétricos: veja as novas restrições para frear o uso de usuários de outras marcas.

A Volvo Cars Brasil anunciou novas regras para o uso de seus eletropostos no país. Visando reduzir a farra da concorrência, a montadora acabou com a recarga gratuita para donos de elétricos de outras marcas. 

Volvo acaba com a festa dos donos de elétricos – Foto: Divulgação

 

A Volvo começou a cobrar a recarga dos donos de elétricos de outras marcas?

Sim, desde o dia 10 de julho de 2024, os donos de elétricos de outras marcas que não sejam da Volvo serão cobrados pelas seguintes taxas:

R$ 4 por kilowatt-hora (kWh) – este valor se aplica à energia consumida durante a recarga. 

R$ 2,50 por recarga – a taxa de conectividade será cobrada a cada início de recarga. 

R$ 5,00 de taxa de ociosidade por minuto – após 15 minutos de finalizada a recarga, o proprietário será cobrado em R$ 5,00 o minuto pela ocupação além do tempo da vaga. O objetivo é desincentivar que os usuários usem os eletropostos como estacionamento. 

Já os proprietários da Volvo não será cobrados pelo consumo ou taxa de conectividade. Apenas aos R$ 5,00 de taxa de ociosidade após os 15 minutos de tolerância. 

Vale ressaltar que as novas regras se aplicam apenas aos eletropostos rápidos da Volvo. Os carregadores Wallbox, mais lentos e presentes em residências e estacionamentos, não possuem a tecnologia necessária para identificar a marca dos veículos. 

A justificativa da Volvo se dá pela maioria do uso por carros de outras montadoras. De acordo com a empresa 75% das recargas realizadas em seus carregadores DC foram para carros de outras fabricantes. 

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Eletroposto Volvo – Foto: Divulgação

Investimento constante em infraestrutura de eletrificação

A marca sueca começou a instalar seus eletropostos no Brasil em 2022 e no ano seguinte já era responsável por 40 mil recargas, um consumo aproximado de 1.000.000 kWh. 

No entanto, ao identificar que a maior parte do consumo é das empresas rivais, a Volvo optou por investir em seus próprios clientes, o que levou ao ajuste na estratégia dos eletropostos. 

“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil, e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca. Com isso, é esperado que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais.

Este é um novo passo que se torna necessário para seguirmos evoluindo de forma segura e abrangente, além de aprimorarmos o nosso atendimento, monitoramento e cobertura”, explica Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

O impacto pode ser grande, uma vez que a Volvo é uma das marcas que mais investiram em infraestrutura de carregamento, com mais de mil eletropostos e instalando 101 eletropostos rápidos em rodovias.

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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