Deu ruim: Problemas na transmissão e nos Motores V8 da GM Chevrolet abalam a confiança
Problemas persistentes na transmissão Allison e nos motores V8 da GM abalam a reputação de confiança da marca. Saiba mais sobre os relatos de clientes e a resposta da fabricante.
A General Motors (GM), gigante da indústria automotiva conhecida pela robustez de seus caminhões e SUVs, enfrenta um dilema crescente que está afetando a confiança de seus clientes.
Problemas na transmissão e nos Motores V8 da GM Chevrolet
Segundo reportagem do site The Drive, a renomada transmissão Allison de 10 marchas e os icônicos motores V8 de bloco pequeno estão se tornando uma fonte de problemas inesperados, colocando em xeque a reputação da marca.
Um caso emblemático é o de Robert Shafto, que comprou uma picape GMC Sierra 3500 2023 com apenas 48.000 km rodados. Ele descobriu que a transmissão do veículo já havia sido reparada na garantia. Meses depois, o problema voltou a acontecer, e a picape precisou ser levada para a concessionária.
O mais preocupante é a falta de uma solução definitiva, já que a peça de reposição não tem previsão de chegada.
Falhas Persistentes e Recall Insuficiente
A GM realizou um recall abrangente em quase todos os modelos equipados com a transmissão automática de 10 marchas, incluindo picapes, SUVs e até carros esportivos como o Chevy Camaro. No entanto, a correção, que foi apenas uma atualização de software, se aplicava apenas a modelos de 2020 a 2022.
O objetivo da atualização era evitar que os veículos travassem as rodas traseiras, um problema grave causado pela falha do conjunto do corpo de válvulas.
Apesar do recall, os problemas persistem em modelos mais recentes. Uma pesquisa no banco de dados de reclamações da NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego em Rodovias) revela que as reclamações de proprietários de caminhões de 2023 e 2024 também se concentram no eixo traseiro.
O agravante é que a GM parece não sentir a mesma pressão para resolver o problema, já que a atualização de software impede os travamentos em alta velocidade.
Segundo a reportagem, a GM já lançou a terceira revisão do projeto do corpo de válvulas para as picapes a gasolina de meia tonelada, mas o problema continua sem solução para as séries 2500 e 3500, que são as mais robustas e usadas para trabalho pesado.
O Fim da Confiança?
Para proprietários como Shafto, que está com seu veículo parado na concessionária em um momento de mudança de vida, a situação é frustrante. Ele relata ter perdido a fé na qualidade da GM e questiona se a fabricante está tratando a causa-raiz do problema ou apenas trocando peças defeituosas.
A GM tem sido alvo de diversas ações judiciais coletivas, como a que envolve o motor V8 de 5.3 litros, conhecido por consumir óleo excessivamente, e falhas em transmissões automáticas, reforçando a preocupação dos consumidores.
A reputação de “inquebrável” que a GM construiu ao longo de décadas com seus motores V8 e a transmissão Allison está sendo testada por falhas que, para os clientes, parecem ser uma “questão prática e não um marco de confiabilidade”. A resposta da GM a essa crise pode definir se a marca conseguirá manter sua base de clientes fiéis ou se a confiança será permanentemente abalada.
Você já teve problemas de confiabilidade com um veículo da GM?
Leia aqui: Chevrolet Tracker 2026 chega com painel de tela dupla e visual inspirado na Montana
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.