Deu ruim para Jeep e Ram: pesquisa mostra que marcas do grupo Stellantis não são confiáveis
Deu ruim para Jeep e Ram: pesquisa mostra que marcas do grupo Stellantis não são confiáveis. Veja quais as marcas são mais e menos confiáveis.
Pesquisa mostra que as marcas do grupo Stellantis não são confiáveis nos Estados Unidos. Jeep Ram e Chrysler realmente não passam por um bom momento.
Além de apresentar uma queda de 15% nas vendas no país em 2024 em relação a 2023, a marca foi uma das piores colocadas no quesito confiança, de acordo com o estudo da Kerrigan Advisors, uma empresa de consultoria de concessionárias. Entenda!
Pesquisa mostra que marcas do grupo Stellantis não são confiáveis
De acordo com a pesquisa de sentimento de concessionárias 72% dos revendedores disseram que não confiavam na Chrysler-Dodge-Jeep-Ram, de propriedade da Stellantis, desbancando a Ford que estava em primeiro lugar na edição de 2023 do estudo.
Nesta edição, somente 2% dos entrevistados afirmaram ter confiança elevada no grupo, enquanto 26% disseram ter confiança moderada.
A Kerrigan Advisors entrevistou 635 revendedores de forma anônima, com o objetivo de levantar o sentimento “o valor futuro de seus negócios, ganhos de franquia e expectativas de avaliação”.
Completam as cinco marcas menos confiáveis:
- Infiniti – 59% de desconfiança
- Nissan – 58%
- Lincoln – 53%
- Ford – 37%.
Na outra ponta, as pesquisa elegeu as marcas mais confiáveis:
- Toyota – 83% de confiança
- Lexus – 70% (lembrando que esta marca é do grupo Toyota.
- Subaru – 57%
- Honda – 53%.
- Porsche – 41%.
Ford ganha confiança
Em 2023, a Ford ficou em primeiro em desconfiança por buscar a eletrificação de seu portfólio. Na ocasião, 48% dos entrevistados expressaram nenhuma confiança na marca.
Após um ano difícil, com expectativas revisadas, mudança na estratégia, houve uma melhora em 11% na percepção da marca, deixando o primeiro lugar em desconfiança
“Acho que a reversão deles na estratégia de EV, no que se refere aos varejistas, foi recebida de forma muito, muito positiva”, disse Kerrigan. No lado negativo, ela disse, a Chrysler-Dodge-Jeep-Ram “viu um aumento dramático na porcentagem de revendedores que não confiam na franquia”, Erin Kerrigan, diretora administrativa da Kerrigan Advisors.
Carros Stellants podem perder valor de mercado
A pesquisa ainda apontou uma perspectiva de desvalorização por parte dos revendedores. 64% dos entrevistados acreditam que as marcas Stellantis (e outras marcas menos confiáveis) percam valor nos próximos 12 meses.
Pontos como aumento da oferta de outros veículos mais confiáveis e instabilidade na gestão afetam o sentimento dos revendedores.
A Stellantis passou por uma crise nos EUA nos últimos meses, o que culminou com a demissão do CEO Carlos Tavares, em 1º de dezembro de 2024.
Leia também:
Stellantis pode perder marcas importantes caso desejo de americanos seja acatado
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.