Deu ruim na VW: fabricante demite mais de 500 funcionários por violação às regras
Volkswagen demite mais de 500 funcionários por violação às regras; montadora endurece políticas após quedas nos lucros.
A Volkswagen acaba de demitir mais de 500 funcionários por violação às regras internas e acende um alerta no setor automotivo mundial.
Em detalhes, a decisão drástica faz parte de uma política mais rígida de disciplina que a montadora alemã está implantando para evitar problemas de conduta entre colaboradores.
Além das demissões, mais de 2 mil empregados receberam advertências.
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Por que a Volkswagen demitiu tantos funcionários?
O estopim para a medida foi um levantamento interno que revelou um número preocupante de faltas injustificadas. Segundo o jornal alemão BILD, somente em 2025, mais de 300 desligamentos ocorreram dentro das unidades da Alemanha.
Volker Fucks, chefe de Direito Trabalhista do Grupo VW, deixou claro o posicionamento:
“Qualquer pessoa que não comparecer ao trabalho sem justificativa está violando sua obrigação de desempenho.”
A mensagem da empresa é clara: disciplina e responsabilidade não são negociáveis.
Os números que chamam a atenção
A decisão da VW ganha destaque justamente pelo tamanho do impacto. Confira os dados divulgados pela montadora:
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548 funcionários demitidos em todo o mundo
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2.079 colaboradores advertidos formalmente
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Mais de 300 desligamentos ocorreram apenas na Alemanha em 2025
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O grupo VW conta com 560 mil trabalhadores globais
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A medida impactou cerca de 0,5% da força de trabalho
Qual a relação das demissões da VW com o escândalo do diesel?
A política mais rígida da Volkswagen não surgiu por acaso. Desde 2015, quando veio à tona o “Dieselgate”, fraude nos testes de emissões de veículos a diese, a fabricante tenta reconstruir sua imagem.
Publicar estatísticas sobre advertências e demissões é parte dessa estratégia. A intenção é mostrar que a má conduta não será mais tolerada, seja em nível corporativo ou individual.
E como ficam os planos da VW para o futuro?
A montadora atravessa um período turbulento: só no primeiro semestre de 2025, os lucros caíram 30%. Além disso, na Alemanha, a marca já sinalizou que pode cortar até 35 mil empregos até 2030 como forma de reduzir custos e se adaptar a novas demandas do mercado automotivo.
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