Detran-SP dá dicas infalíveis para evitar o golpe do falso leilão

As buscas por veículos na internet estão cada vez mais populares, e a procura por valores atrativos, abaixo do mercado, é uma tentação para muitos. Nesse cenário, os leilões de veículos são boas opções para a aquisição de carros e motos a preços convidativos.  Porém, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas de sites falsos de pregões. 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta para o golpe do falso leilão, pelo qual criminosos se fazem passar por leiloeiros e, após receber os valores, desaparecem sem deixar rastros e sem entregar o veículo prometido. Confira a seguir.

Saiba evitar o golpe do falso leilão

consórcio de carros é uma boa?saiba agora mesmo!
Imagem ilustrativa (Foto: Lawyer)

No caso dos leilões de veículos apreendidos pelo Detran-SP, os interessados podem consultar o portal do departamento, no campo de Destaques, para ter acesso aos editais dos pregões, que trazem dados importantes, como os nomes e os contatos dos leiloeiros, além de informações e imagens dos veículos.

VEJA TAMBÉM

“É muito importante que o interessado em arrematar veículos apreendidos pelo Detran.SP utilize o nosso site. Lá, ele vai encontrar todas as informações necessárias, como editais e links, que remetem diretamente aos pregões realizados apenas por empresas e leiloeiros devidamente cadastrados no departamento”, destaca o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani.

Os veículos leiloados pela autarquia são removidos pela Polícia Militar, em perímetro urbano, por infrações que competem ao Estado fiscalizar – como racha, manobra perigosa, falta de licenciamento, veículo sem placa ou com a placa ilegível.

Carros removidos por estacionamento irregular, por exemplo, são de responsabilidade das prefeituras. Já os removidos em estradas são de responsabilidade dos órgãos que atuam em rodovias, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Siga as dicas e evite cair no golpe do falso leilão

Não faça pagamentos por PIX (Foto: Pexels)

1 – Pesquise a empresa responsável pelo site

Para começar a se aventurar no mundo dos leilões de automóveis é preciso pesquisar a empresa que está organizando o certame. Confira o histórico da companhia, as notícias veiculadas sobre a instituição na mídia e também descubra se a marca conta com um endereço fixo e contatos de atendimento aos clientes.

Uma outra possibilidade de checar a idoneidade de um organizador de leilões é o site Reclame Aqui, que oferece um excelente histórico de qualidade baseado na avaliação dos clientes. Na plataforma é possível conferir a experiência de outras pessoas e obter mais informações para se precaver.

2 – Certifique-se de que o site é legítimo

Uma ação recorrente dos golpistas é copiar o nome e a plataforma de sites legítimos que organizam leilões, e realizar pequenas alterações no endereço virtual (URL). Erros de digitação ou uma URL que não siga o padrão, são sinais de alertas.

Por isso, desconfie de links enviados através das redes sociais, como por exemplo, WhatsApp ou Telegram. Em caso de dúvidas, sempre procure o site oficial no Google e confira as redes oficiais das empresas.

3 – Cuidado com pagamento adiantado

O pagamento do item arrematado em leilão é feito à vista pelo consumidor após a realização da compra. Existem somente duas formas legais de pagamento: no caso de leilões extrajudiciais é através de boleto e em um leilão judicial, por meio de uma guia judicial.

Em todos os casos, os documentos são emitidos pelo leiloeiro e enviados ao arrematante no prazo descrito no edital. Dessa forma, desconfie de pregões que oferecem o Pix ou outras formas de pagamento. Evite cair nesses golpes e pagar por um produto que não receberá.

4 – Desconfie de preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado

Volvo XC40
Cuidado: não existe Volvo XC40 Recharge por R$ 4.000 nem em leilão (Foto: Divulgação/Volvo)

Não existe milagre. As ofertas de leilões já são naturalmente mais atrativas que a compra de um veículo 0KM ou seminovo. Se encontrar oportunidades com preços muito abaixo dos praticados pelo mercado, desconfie.

Por exemplo: mesmo com as ofertas praticadas em pregões, não é possível adquirir um veículo Volvo XC40 Recharge, por valores como R$ 4.000. Logo, preços absurdamente fora do normal devem acender sinais de alerta. Tome muito cuidado para que uma super oportunidade não se transforme em super furada.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar