Detran lança renovação simplificada da CNH no Rio; saiba como fazer 

O Detran-RJ simplificou o processo de renovação da CNH. Agora, os motoristas já podem requerer a renovação da carteira pelo Posto Digital.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) simplificou o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), facilitando o acesso da população ao serviço. A partir desta segunda-feira (04), os usuários já podem requerer a renovação de sua carteira pelo Posto Digital, serviço disponível no site do Detran. 

O comparecimento presencial aos postos da autarquia agora é necessário somente para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais – , sem necessidade de agendamento – e, depois, para pegar o documento.

Como funciona a renovação simplificada da CNH no RJ

Atendimento é presencial apenas para colher digitais e foto (Foto: Divulgação/Detran-RJ)

O motorista poderá escolher qualquer unidade do Detran-RJ para fazer a fotografia e a biometria. O atendimento será por ordem de chegada. 

Pelo Posto Digital, receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, ao mesmo tempo em que vai indicar a unidade do Detran-RJ onde deseja pegar sua nova CNH.

“Com a Renovação da Habilitação Simplificada, o Detran dá mais um passo para facilitar a vida dos cidadãos, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis”, afirma o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

Recentemente, o órgão também firmou convênio com cartórios do Estado para os serviços de Habilitação – como primeira e segunda vias da CNH, renovação da carteira de motorista, além de alteração de dados e de categoria.

Com a parceria, disponível em 27 cartórios até o momento, o motorista também não precisa realizar agendamento para ser atendido, bastando chegar ao cartório com os documentos necessários.

Atenção: só poderão preencher o requerimento no Posto Digital os usuários que optarem pela renovação simplificada da CNH – sem alteração dos dados da carteira anterior, ou, no máximo, com inclusão de informação de atividade remunerada. Qualquer alteração além desta exigirá o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran-RJ.

Vale ressaltar também que a Renovação Simplificada da CNH não é obrigatória. Quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos. Para a nova versão simplificada, a CNH anterior precisa ter sido emitida no Estado do Rio de Janeiro e o domínio atual tem de ser do RJ. Os usuários com 65 anos ou mais tem direito à isenção da taxa recolhida pelo Documento Único de Arrecadação (Duda).

(Foto: Agência Brasil )

Passo a passo para requerer a CNH no Posto Digital

  1. Pagar o Duda de Renovação de CNH (Código 204-6), obtido no site do banco Bradesco;
  2. Acessar o Posto Digital pelo site do Detran e clicar na aba ‘Habilitação’;
  3. Clicar na aba ‘Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar’;
  4. Preencher os dados exigidos e confirmar, em várias etapas, as informações apresentadas pelo sistema, incluindo dados biográficos e endereço de residência;
  5. Indicar o posto do Detran-RJ onde deseja pegar o documento e aceitar as condições do serviço digital;
  6. Na aba ‘Documentos Digitais’, imprimir os dois formulários: ‘Renach’ e ‘Endereço de Clínica Médica’. O Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) deverá ser levado ao posto para a foto e a coleta das impressões digitais. Já o Endereço da Clínica, para a realização de exame médico/psicológico;
  7. Comparecer a um posto do Detran de sua escolha, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento, para cadastrar a biometria e fazer a foto;
  8. Fazer o exame de aptidão física e mental na clínica credenciada ao Detran-RJ indicada no formulário;
  9. Buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.

O Posto Digital Detran-RJ

Posto digital é acessado pelo site do Detran-RJ (Foto: Divulgação)

Lançado em setembro de 2021 pelo Detran-RJ, o Posto Digital é um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema da autarquia de trânsito, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. 

Pelo Posto Digital, os usuários já fazem, por exemplo, a Autorização para Transferência da Propriedade de Veículos (ATPV-e), e também podem baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Para acessá-lo, o usuário precisa ter feito cadastro no portal gov.br, do governo federal.

No setor de Habilitação do Posto Digital – onde já era possível fazer consultas de dados sobre a validade, a categoria e o número de pontos na CNH, por exemplo – o usuário agora acessará a aba ‘Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar’.

Para quem tem até 64 anos de idade, a aba da renovação simplificada estará disponível a qualquer momento, mesmo fora do prazo de renovação da carteira. Para os idosos a partir dos 65 anos, o botão só estará disponível quando faltarem 90 dias ou menos para o fim do prazo de renovação. 

Os usuários que dispõem da CNH com QR Code (emitidas a partir de maio de 2017) também terão acesso à imagem do documento.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile