Detran prevê instalação de câmeras para monitorar atividades de agentes: veja como vai funcionar

Em um importante passo para aprimorar a segurança e a eficiência das ações de fiscalização, o Detran-SP vai instalar câmeras para monitorar a atividade dos agentes. Veja como vai funcionar o Projeto Focus. 

Detran vai instalar câmeras para monitorar atividade dos agentes – Foto: Detran/SP

 

Como vão funcionar as câmeras para monitorar atividades de agentes do Detran SP?

Conforme determinado pela Portaria de n° 2.889, publicada no Diário Oficial do Estado, o projeto Focus vai propor soluções de monitoramento audiovisual em suas atividades de campo. 

Por exemplo, as câmeras pdem ser usadas nos coletes dos agentes durante os exames práticos, fiscalizações de autoescolas, prestadores de serviços regulados pelo Detran, entre outras ações. 

De acordo com o órgão, o objetivo é consolidar uma cultura de transparência e segurança dos atos praticados pelos seus agentes e por agentes delegados, assegurando a qualidade dos serviços prestados. 

Focus é sigla para o inglês Field Operations Continuous User Supervision (Supervisão Contínua de Usuários em Operações de Campo).

Entre as pautas abordadas pelo projeto estão a transparência, otimização da fiscalização, valorização do desempenho, assim como o mérito dos servidores. 

“A adoção de tecnologias inovadoras, como o monitoramento audiovisual, é fundamental para garantir a excelência dos processos internos e dos serviços oferecidos à sociedade. O Projeto Focus demonstra o nosso compromisso com a transparência e a integridade em todas as operações. Reafirmamos o dever em promover um trânsito mais seguro e organizado no Estado de São Paulo”, diz Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.

Uma equipe composta de 15 profissionais do órgão serão responsáveis por planejar, executar e monitorar o projeto, cuja data para implementação é de 90 dias contados a partir de 1 de maio de 2024. 

Leia também:

Martelo Batido – Leilões do Detran voltarão a acontecer em SP  mais de 32 mil carros. 

 

Como isso pode ajudar a população?

  • Combate a impunidade – as câmeras serão usadas durante as ações de fiscalização visando coibir quaisquer ações alheias às atribuições dos agentes, garantindo sua segurança, dos motoristas e prestadores de serviços regulados pelo Detran. 
  • Maior transparência – as imagens coletadas permitirão maior clareza e transparência nas ações de fiscalização, reduzindo a margem para interpretações equivocadas, garantindo os direitos e deveres de todos. 
  • Coibir infrações – será possível coibir infrações de trânsito, uma vez que as mesmas estão sendo gravadas, como prova para possíveis autos. 
  • Aprimoramento do trabalho dos agentes – as imagens podem servir de apoio para o trabalho dos agentes, permitindo a análise detalhada das abordagens e identificação de oportunidades para aprimorar as ações. 

Por fim, a modernização do Detran-SP, que busca adaptar as novas tecnologias às necessidades da sociedade.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile