Detran-PE abre 8 mil vagas para primeira CNH; saiba como aproveitar
Nesta segunda-feira (22), o Detran-PE abre mais de oito mil vagas para realização de exames práticos da CNH na categoria B.
Nesta segunda-feira (22), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) abre mais de oito mil vagas para realização de exames práticos visando a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. As novas vagas foram possíveis graças ao remanejamento de servidores de outras áreas do órgão, possibilitando um aumento significativo de funcionários trabalhando no pátio de exames práticos.
Veja como agendar o exame prático da CNH em Pernambuco
A partir das 10 horas, os candidatos que ainda não marcaram seus exames podem buscar as datas que passam a ficar disponíveis. O agendamento deve ser realizado por intermédio dos Centros de Formação de Condutores (autoescolas) ou diretamente no site do Detran-PE.
De acordo com o Diretor de Operações do departamento, Nivaldo Carneiro, o aumento de vagas de atendimento “é resultado do planejamento realizado pelo órgão e do empenho dos servidores”.
Além de readequar a lotação de servidores, outras alterações foram realizadas pelo Detran-PE com o objetivo de oferecer novas vagas de exames.Um exemplo é a abertura de provas aos sábados, com o atendimento funcionando até as 13h.
As vagas aos sábados, para realização dos exames práticos categoria B – que habilita à condução de carros de passeio – são destinadas exclusivamente para os candidatos que vão fazer a prova pela primeira vez.
Histórico de atrasos
A demora para conseguir realizar os exames práticos da CNH vem de longa data. Na primeira quinzena de julho, o Detran-PE já havia reconhecido a dificuldade e explicado ter havido demanda reprimida durante a pandemia, associada a um aumento da procura pelo serviço.
Antes da pandemia de Covid-19, o Detran-PE realizava cerca de 15 mil exames práticos por mês. Em 2022, subiu para cerca de 22 mil para tentar dar vazão à demanda, segundo afirmou a época o diretor Nivaldo Carneiro, em entrevista à TV Globo Nordeste.
Carneiro apontou como causa da dificuldade a quantidade de exames solicitados durante a pandemia que ainda não haviam sido atendidos. Segundo ele, houve uma diminuição na capacidade de atendimento durante o período da pandemia.
“Vínhamos com limitações de distanciamento social. Então, a gente precisou reduzir a nossa capacidade de funcionamento para não prejudicar as medidas adotadas pelo governo do Estado para diminuir a contaminação”, explicou o diretor de operações do Detran-PE.
A preocupação dos candidatos com a indisponibilidade de vagas para realizar os exames práticos é mais do que legítima. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estipula prazo de 12 meses para a conclusão de todas as etapas do processo para obtenção da primeira habilitação. Caso o exame prático não seja realizado a tempo, o processo tem de ser reiniciado – o que implica o pagamento de todas as taxas novamente.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.