Detran lança processo simplificado digital para 2ª via da CNH no RJ 

O Detran-RJ lançou um processo simplificado para pedir a 2ª via da CNH. A solicitação pode feita de forma virtual, pelo site do Detran-RJ. 

O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) lançou nesta semana um processo simplificado para pedir a 2ª via da carteira nacional de habilitação (CNH). A solicitação pode feita de forma totalmente virtual, pelo Posto Digital do Detran-RJ, eliminando a necessidade de o motorista agendar o atendimento presencial. 

O cidadão só terá de comparecer à unidade do Detran-RJ de sua escolha na hora de receber o novo documento.

Como fazer a solicitação simplificada da 2ª via da CNH no Rio de Janeiro

Do pagamento da taxa à solicitação da 2ª via da CNH, tudo é feito pela internet (Foto: Unsplash.com)

Para fazer o pedido pelo Posto Digital, o cidadão não poderá fazer mudança de dados cadastrais, pois o sistema do Detran-RJ irá aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no órgão para produzir nova cópia impressa e digital do documento. Se quiser fazer alteração de dados, o requerente terá de comparecer a um posto.

“Com a segunda via de CNH simplificada, o Detran-RJ dá mais um importante passo para facilitar a vida dos usuários, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis”, afirma o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

CNH (Foto: Detran-RJ)

A segunda via de CNH é solicitada em casos de extravio, dano ou rasura, e roubo ou furto do documento original, sempre dentro do prazo de validade. Os passos para o processo simplificado são:

  • Pagar o Documento Único de Arrecadação do Detran-RJ (Duda), no valor de R$ 173,03;
  • Efetuar o pedido pelo Posto Digital do Detran-RJ na aba Habilitação;
  • No pedido simplificado não é necessário fazer exame médico;
  • Não há necessidade agendamento de atendimento presencial para emissão;
  • Ida ao posto só para retirada em horário agendado, no prazo de sete dias.

Os usuários que tiverem direito à isenção da taxa continuarão agendando o atendimento presencial. É o caso das vítimas de furto ou roubo que apresentarem o registro de ocorrência, além de idosos. Vítimas de furto podem optar por requerer a segunda via no Posto Digital se pagarem o Duda.

O documento original precisa ter sido emitido no Estado do Rio de Janeiro. Condutores com a última CNH emitida em outroEstado devem solicitar a averbação da habilitação antes de requerer o documento.

Com informações da Agência Brasil

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile