Detran faz mudanças no exame prático da CNH: veja o que muda

Os futuros condutores podem contar com uma grande novidade do Detran, relacionado a mudanças do exame prático da CNH, a fim de facilitar todo o processo necessário para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

De forma mais clara, há um novo sistema de registro da provas práticas, o que agiliza a transmissão de dados e libera o documento em até 24 horas para o motorista aprovado.

Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!

Quais são as mudanças no exame prático da CNH?

De forma simples e breve, o novo método implementado para o exame prático da CNH inclui várias inovações tecnológicas que visam tornar o processo mais eficiente e transparente.

Assim, uma das principais mudanças é a introdução de um aplicativo, utilizado exclusivamente para o registro das atividades do exame para garantir maior agilidade.

Para melhor entender, esse aplicativo permite que o examinador registre todas as etapas do teste em tempo real, desde a identificação do candidato por meio de biometria facial até o registro detalhado de cada manobra realizada durante o teste de condução.

Além disso, o uso integrado de GPS e câmeras no veículo de teste permite um monitoramento completo do percurso, o que garante que todas as regras de trânsito sejam seguidas e que as manobras sejam executadas de forma ideal.

O próximo passo acontece após a etapa de aprovação no exame prático, que agora resulta em uma transmissão quase instantânea dos resultados para a central do Detran.

Esse procedimento permite que a CNH digital seja disponibilizada para download pelo candidato aprovado em menos de 24 horas, conforme previsto.

Se informe melhor: Prova prática do Detran: estudo revela taxa de aprovação entre homens e mulheres

E como fica o exame teórico?

Ainda ao que diz respeito ao exame teórico, também há melhorias igualmente significativas. Isso porque o novo layout da prova eletrônica foi redesenhado para melhorar a experiência do usuário. 

Os candidatos agora têm a possibilidade de navegar entre as questões mais livremente, o que permite um melhor gerenciamento do tempo durante a prova.

Além disso, a opção de revisar as respostas antes da finalização da prova foi aprimorada, proporcionando uma tela de revisão mais detalhada, onde os candidatos podem facilmente verificar e alterar suas respostas antes de submeter o exame final.

Há também a implementação de um relógio com tempo regressivo visível em todas as telas, ajudando os candidatos a gerenciar seu tempo de forma mais eficaz.

Por fim, o sistema agora usa cores distintas para destacar as questões já respondidas e aquelas que ainda precisam de atenção, o que ajuda a evitar omissões acidentais de respostas.

“As modificações foram feitas para melhorar a experiência e usabilidade na realização da prova teórica. A prova teórica eletrônica está com uma interface esteticamente mais agradável, com uso de botões de navegação entre as questões e tipografias que facilitam a leitura”, menciona a coordenadora das provas teóricas Paula Licht. 

As mudanças são propostas pelo Detran RS.

Aproveite para conferir: BYD exibe incríveis lançamentos no Festival Interlagos: tem até modelos ainda não vendidos no Brasil

Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile