Detran divulga cidades e datas para atendimento da CNH Popular no CE
O Detran-CE divulgou calendário com 14 municípios incluídos no programa CNH Popular 2022, que oferece gratuitamente a primeira CNH.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) divulgou a lista dos próximos municípios a serem atendidos no programa CNH Popular 2022. Mais 14 cidades farão parte do programa, pelo qual é possível obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (automóvel) de forma totalmente gratuita e isenta de taxas.
O público-alvo é formado basicamente por beneficiários do programa federal Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família). Veja detalhes.
Confira o calendário do programa CNH Popular no Ceará
15 de julho – Antonina do Norte, Groaíras e Iracema;
16 de julho – Cariré, Ererê, Itatira e Salitre;
17 de julho – Itatira, Pacujá, Potengi e São João do Jaguaribe;
18 de julho – Coreaú;
19 de julho – Uruoca:
20 de julho – Senador Sá.
Os novos condutores que se habilitarem pelo Programa CNH Popular 2022 na categoria A receberão gratuitamente um capacete – benefício garantido pela Lei Estadual nº 15.931, de dezembro de 2015.
Inscrições online estão abertas
Os interessados em obter a carteira de motorista pelo Programa CNH Popular 2022 devem realizar cadastro no site do Detran-CE, registrando as informações solicitadas e anexando os documentos exigidos (ver abaixo). Em seguida, os dados passam por análise do Detran-CE.
Após verificação e aprovação do cadastro, será agendada a comissão para onde os candidatos serão direcionados pelo Detran-CE para as autoescolas, que serão responsáveis pela preparação dos alunos do programa.
O órgão alerta que os interessados devem se inscrever somente pelo site oficial e não devem levar em consideração e-mails ou links enviados pelas redes sociais ou aplicativos de mensagens, como WhatsApp, para evitar fraudes e tentativas de golpe.
Documentação exigida
Para participar do programa, o Detran-CE exige a apresentação da documentação a seguir:
- Carteira de identidade (RG) e CPF
- Comprovante de endereço ou declaração de residência
- Declaração do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no caso de beneficiários do Auxílio Brasil
- Laudo médico com Código CID, no caso de pessoas com deficiência
- Declaração da Secretaria de Segurança Pública, no caso de egressos do sistema prisional
O Detran-CE informa que para o atendimento presencial será exigida a apresentação do Passaporte de Vacinação contra a Covid-19 com o ciclo vacinal completo.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.