Detran dá dicas para te ajudar a escolher o serviço de transporte escolar do seu filho

Recentemente vimos notícias envolvendo a negligência dos condutores de transporte escolar. Veja como escolher o serviço de transporte escolar do seu filho.

Recentemente vimos casos de abandono de crianças em vans, inclusive com um deles terminando na morte de um menino de 4 anos. Para evitar casos como este, os pais precisam escolher adequadamente o serviço de transporte escolar do seu filho.

Como escolher o serviço de transporte escolar (Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos)

 

Como escolher o serviço de transporte escolar do seu filho?

Vamos aos pontos-chave:

Verifique se o veículo está regularizado

Nesse sentido, o Detran-SP recomenda verificar a regularidade do veículo e do motorista antes de contratar os serviços. 

Para exercício da atividade, o veículo precisa ser inspecionado no mesmo município de registro. O período e o prazo da vistoria variam de acordo com o final da placa e a cidade de realização. 

Segundo a Portaria Normativa do Detran-SP e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o documento tem validade de seis meses, a partir da emissão do laudo. Só em 2024, foram realizadas 4.525 inspeções de transporte escolar.

Os motoristas de transporte escolar sem a documentação em dia estão cometendo uma infração gravíssima com multa de R$1.467,00, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)  e remoção do veículo ao pátio.

Veja as novas regras para o transporte escolar e táxis em SP.

Verifique se o condutor tem autorização

De acordo com o artigo 138 do CTB, o condutor também precisa de uma autorização. O documento é uma garantia de que seus filhos serão conduzidos por motoristas conscientes, com o devido curso e com certidão negativa de crimes como homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores. 

Quais cuidados tomar com o transporte escolar?

O Detran também lista uma série de cuidados:

1 – O veículo precisa ter a inscrição “ESCOLAR” no seu exterior, cinto de segurança em todos os bancos, extintor de incêndio, travas de segurança nas janelas com abertura máxima de 10 centímetros e dispositivos próprios para a quebra ou remoção de vidros.

2 – Solicite que o motorista informe as condições dos equipamentos obrigatórios, como lanternas, espelho retrovisor, cronotacógrafo, pneus, entre outros. 

3 – Verifique as condições de higiene, conforto e segurança do veículo.

4 – Peça a outros pais e parentes referências do profissional condutor.

5 – Observe a forma como o motorista recebe as crianças na porta da escola. Dê preferência às opções com outro adulto acompanhando as crianças, além do condutor.

O que o Detran verifica na inspeção dos veículos de transporte escolar?

Entre os pontos analisados nas vistorias estão:

  • condições dos pneus
  • sistema de lanterna 
  • sistema de freios
  • adesivos nas laterais com a escrita “Escolar”
  • faixas reflexivas, 

Além disso, também são avaliados os itens obrigatórios de segurança obrigatórios, como cintos de segurança, extintor de incêndio e outros. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile