Detran comunica SUSPENSÃO da CNH para quem dirigir 50% acima da velocidade nestas vias principais
Detran comunica SUSPENSÃO da CNH para quem dirigir 50% acima da velocidade nestas vias principais. Veja o que muda.
Em Goiás, as regras para suspensão da carteira de motorista foram atualizadas. O Detran-GO comunica a suspensão da CNH de quem dirigir 50% acima da velocidade.
A nova regra está valendo desde a última segunda-feira (15/7). A partir de agora, a gravidade da penalidade vai variar de acordo com o histórico do motorista. Entenda!
Detran-GO vai suspender CNH de quem dirigir 50% acima da velocidade permitida
Dirigir acima da velocidade permitida, segundo o artigo 218, II, do Código de Trânsito Brasileiro, no seu artigo 218, III, pode gerar a perda do direito de dirigir por 2 a 8 meses, além de multa de até R$ R$ 880,41, a depender da velocidade registrada.
No Goiás, os condutores que não possuem infração grave ou gravíssima registradas nos últimos 12 meses e forem flagrados excedendo o limite de velocidade em mais de 50% terá a CNH suspensa por 2 meses, independente da quantidade de pontos acumulados.
Por outro lado, aqueles motoristas que já cometeram infrações graves ou gravíssimas no último ano flagrados em alta velocidade, a penalidade será mais rigorosa: suspensão da CNH por 6 meses.
A medida visa estimular a condução responsável e premiar os motoristas que demonstram um bom comportamento. A diferenciação, por sua vez, visa coibir a reincidência de comportamentos perigosos, punindo com mais severidade os infratores contumazes.
De acordo com o presidente do Detran, Delegado Waldir, a mudança tem caráter pedagógico e busca fortalecer o princípio da razoabilidade. “Vamos estabelecer parâmetros mais justos. Hoje, um condutor reincidente em outras infrações de trânsito tem a mesma penalidade que um condutor que comete uma só infração.
Não vamos alisar a cabeça dos infratores, mas temos que diferenciar a penalidade para punir com mais rigor os infratores contumazes”, destaca.
De janeiro a junho de 2024, 41.795 motoristas foram flagrados dirigindo acima de 50% do limite de velocidade em Goiás.
Desse total, 36 mil processos de suspensão do direito de dirigir foram instaurados. Mais de 8 mil motoristas foram penalizados e outros 5.657 será penalizados no decorrer de julho.
Mais de oito mil condutores já foram penalizados e outros 5.657 serão penalizados ainda neste mês de julho.
Ainda segundo o Detran-GO, o excesso de velocidade corresponde a cerca de 90% das suspensões aplicadas.
Quais infrações levam a suspensão da CNH?
Além do excesso de velocidade, são passíveis de suspensão as infrações:
- conduzir motocicleta sem capacete
- conduzir motocicleta transportando crianças menores de 10 anos;
- fazer manobras perigosas;
- dirigir ameaçando pedestres ou outros veículos;
- dirigir sob o efeito de álcool ou outras drogas;
- participar de rachas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.