Detran apresenta inovação que vai facilitar (e muito) a sua vida

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou medidas de atualização que facilitarão a vida dos motoristas do Pará e do Maranhão. 

O Departamento Estadual de Trânsito, mais conhecido por Detran anunciou medidas de atualização que facilitarão a vida dos motoristas do Pará e do Maranhão.

Emissão de notificações de trânsito passarão por mudanças (Foto: Reprodução)

Integração do Detran ao SNE

Conforme anuncio oficial emitido pelo Serviço de Notificação Eletrônica (SNE), os Detrans do Pará e do Maranhão, passarão a fazer parte do órgão.

O SNE é um serviço produzido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e responsável por gerir as notificações eletrônicas de trânsito e formatar as informações digitalmente.

O Detran do Pará aderiu a solução em 26 de abril, enquanto o departamento de trânsito do Maranhão adotou a atualização nesta segunda (8).

Anteriormente, o estado de São Paulo anunciou a adesão ao sistema em meados de março, além de outra novidades digitais.

Com a inserção dos Detrans do Pará e do Maranhão, apenas os órgãos estaduais do Tocantins, Piauí e Amapá ainda não fazem parte do sistema.

Facilidades

Com a adesão dos Detrans do Pará e do Maranhão ao SNE, os órgãos de trânsito das regiões norte e nordeste, passarão a oferecer, por exemplo, o recebimento de multas de trânsito pelo celular.

Outro serviço possível será o pagamento das infrações com desconto previsto de até 40%.

Mas para isso, o condutor precisa ter cadastro ativo no site do Governo Federal e associar o SNE no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para os provedores Android e IOS.

Além disso, o efeito mais importante pode ser a redução nos preços das notificações de trânsito, além da facilidade para o pagamento e o acompanhamento das multas.

Para os Detrans, a tecnologia também possibilita redução de custos no que se refere a emissões, além da dinamização da entrega das infrações.

Funções de quitação de infrações de trânsito passam a estar disponíveis em aplicativos com a adesão ao SNE (Foto: Divulgação/Serpro)

SNE

O SNE foi lançado em novembro de 2016 no Brasil e desde então teria gerado uma economia de R$ 480 milhões no pagamento de infrações de trânsito.

A adesão ao sistema ocorre por órgão autuador de modo individual, já que eles atuam em cada estado sob legislação do país que garante autonomia aos mesmos.

No entanto, essa liberdade faz com que o sistema seja permitido em alguns lugares do país e em outros não, impossibilitando uma unificação.

Além do Detran (órgão estadual), já fazem parte do programa órgãos municipais de prefeituras, além de Polícia Rodoviária Federal (PRF), DNIT e ANTT (órgãos federais).

DNIT é a sigla para Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, enquanto ANTT significa Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile