O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) está prestes a iniciar o uso de uma ferramenta digital que promete gerar agilidade na prestação de serviços. Trata-se do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), que faz a gestão de documentos e processos e que será utilizado por todos órgãos e autarquias vinculadas ao governo paulista.
Veja as vantagens da nova ferramenta na prestação de serviços do Detran
O SEI! substituirá o SP Sem Papel, dando aos servidores paulistas maior produtividade em termos de tramitação, transparência e gestão de documentos administrativos.
A previsão é de que a nova ferramenta esteja totalmente incorporada no Detran-SP até do dia 12 de maio. O Detran será a primeira autarquia a utilizar a plataforma no Estado.
VEJA TAMBÉM
As principais vantagens do novo sistema são a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades.
“A implantação do SEI! é um marco muito importante para a transformação digital no Estado de São Paulo. O sistema traz aos usuários a segurança da informação para que todos utilizem a plataforma com tranquilidade no dia a dia”, afirma Thiago Waltz, subsecretário de Serviços ao Cidadão, Tecnologia e Inovação.
Para a ambientação ao SEI!, 320 servidores e colaboradores do Detran-SP participarão de treinamentos presenciais – e de forma online com transmissões e vídeos de apoio – a partir desta quinta-feira (27), em cinco datas até o dia 4 de maio.
Serão disponibilizados também conteúdos digitais sobre o SEI! na Escola de Governo do Estado de São Paulo (Egesp) e manuais com passo a passo de todas as soluções oferecidas pelo sistema.
“Estamos sempre querendo melhorar os serviços do Detran-SP e a digitalização é um dos nossos focos. Com o SEI!, teremos um sistema que trará mais agilidade aos processos internos e a consequência disso é um atendimento mais eficiente ao cidadão do estado de São Paulo, com menos burocracia e mais segurança jurídica”, destaca Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.
A adesão de São Paulo ao SEI! segue a tendência de universalidade de dados, que são fundamentais na redução da burocracia, transparência e para a qualidade das entregas.