Detran anuncia facilidade que pode ajudar (e muito) a vida do motorista

Nessa semana, o Detran-SP ampliou a possibilidade de pagamentos que servirão como facilidade para ajudar o motorista de São Paulo. Confira!

Nessa semana, o Detran-SP ampliou a possibilidade de pagamentos que servirão como facilidade para ajudar o motorista de São Paulo. Confira! 

Foto: Divulgação. 

Facilidade para o motorista de SP

 

O Detran-SP liberou para o motorista paulista nesta semana a possibilidade de pagamentos via Pix para novas taxas da autarquia.

Desde a última segunda-feira (29), o Departamento Estadual de Trânsito atualizou a liberação de pagamentos de 11 débitos veiculares por meio do sistema da entidade.

As novas quitações por meio de Pix serão para emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e registro de veículos 0 km. 

Anteriormente, o Detran-SP já havia permitido o pagamento desta natureza para débitos como IPVA, multas e licenciamento.

Segundo o departamento, a iniciativa visa ‘’desburocratizar’’ os serviços públicos relacionados ao trânsito paulista na chamada ‘’transformação digital’’. 

Como fazer pagamentos com Pix

Para realizar os pagamentos através do Pix para novas taxas incluídas pelo departamento de trânsito, os usuários precisam acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado (Sefaz-SP) e gerar um QR Code. 

Foto: Freepik

Passo a passo

  • Acesse o sistema da Secretaria da Fazenda

  • Faça o login

  • Selecione o serviço buscado

  • Preencha os campos com as informações necessárias

  • Clique em “Consultar”

  • Selecione os débitos que deseja pagar

  • Clique em “Pagar via Pix” (será emitido um QR Code)

  • Faça a leitura do QR Code por banco ou instituição financeira de preferência

  • Pague a taxa (será emitida uma mensagem de ‘’pagamento confirmado’’)

Além de pagar via QR Code é possível copiar o código da taxa e realizar a quitação através da função ‘’Pix Copia e Cola’’ no aplicativo de seu banco de preferência.

É importante assegurar que o pagamento está direcionado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil.

O QR Code emitido para pagamento tem validade de 15 minutos. 

Por fim, nem Detran-SP nem a Sefaz-SP enviam boletos, e-mails ou mensagens via Whatsapp com QR Code para pagamento de suas taxas.

Caso receba algo dessa natureza, não efetue qualquer pagamento!

Foto: Reprodução.

Pagamentos atualizados

Na terceira fase, serão liberados para pagamentos atualizados, além da emissão de CNH e registro veicular, entre outras taxas:

  • Taxa para realização de exames para CNH

  • Permissão Internacional para Dirigir (PID)

  • Emissão de placa de fabricante,

  • Escolha de caracteres alfanuméricos

  • Liberação de veículo apreendido

  • Estadia diária (em pátios)

A ideia da atual gestão é possibilitar todos os serviços possíveis para acesso nos telefones celulares.

Fases anteriores de quitações

Na primeira fase de inclusão do Pix pelo Detran-SP, havia sido liberado apenas o acerto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em outubro do último ano. 

Na sequência, em 3 de janeiro, foi colocada em prática a segunda fase do projeto, com a liberação do pagamento de multas de trânsito, assim como taxas de transferência e licenciamento de veículos seminovos ou usados.

De acordo com o Detran-SP, a adesão aos novos meios de pagamento têm sido satisfatórios e sem intercorrências.

Ainda segundo o departamento, já foram realizados mais de 130 mil pagamentos das tarifas mencionadas via Pix. 

Aproveite e confira: Apostila Detran 2024: download com conteúdo de autoescolas

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile