Detran abre vagas para curso de mototaxista; veja como participar
Detran abre vagas para os cursos gratuitos de atualização para mototaxista e motofretista. Saiba quem pode participar e como se inscrever.
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) abriu, nesta segunda-feira (24), vagas para os cursos gratuitos de atualização para mototaxista e motofretista. Saiba quem pode participar e como se inscrever.
Veja como aproveitar o curso do Detran para mototaxista e motofretista
As aulas para mototaxistas serão realizadas nos dias 1º e 2 de agosto, das 13h às 17h30. Já o curso para motofretistas terá aulas nos dias 3 e 4 de agosto, das 8h às 12h30.
O curso de atualização é destinado aos condutores que já possuem o curso regular e estão perto do prazo de vencimento (cinco anos), ou até mesmo com o curso já vencido.
Os cursos serão ministrados pela Escola Pública de Trânsito (EPT) no 14º andar do edifício-sede do Detran-RJ, na avenida Presidente Vargas, 817, no Centro da capital fluminense.
As inscrições devem feitas pelo site do Detran-RJ. Se você tem interesse, então corra, pois as vagas são limitadas.
Na próxima segunda-feira (31), o Detran-RJ também vai abrir novas turmas para os cursos de formação de mototaxistas e motofretistas, com aulas na semana de 7 a 14 de agosto.
A autoridade de trânsito do Rio de Janeiro informou que mais detalhes sobre o curso regular de formação, destinado aos profissionais que pretendem exercer atividade remunerada na condução de motocicletas e motonetas, serão divulgados posteriormente.
Saiba como se inscrever nos cursos
Para se inscrever, o condutor deve acessar a página da Escola Pública de Trânsito (EPT) e preencher o formulário de inscrição.
Então, o interessado receberá um número de protocolo. Deverá guardar o número, pois ele servirá para a confirmação da sua inscrição. O Detran-RJ avaliará se o candidato apresenta todos os requisitos estabelecidos.
A inscrição deverá ser confirmada no dia seguinte ao preenchimento do formulário, por meio do botão “Confirmação”, na página inicial da EPT. Com a inscrição confirmada, o motociclista deve comparecer ao primeiro dia de aula munido de original e cópia da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os requisitos para a matrícula são os seguintes:
- Ter completado 21 anos de idade;
- Estar habilitado há no mínimo dois anos na categoria A;
- Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH decorrente de crime de trânsito;
- Apresentar original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo no nome próprio ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em nome do proprietário (caso o aluno não seja o proprietário da motocicleta) mais autorização para utilização do veículo no curso;
- Não ter antecedentes criminais.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.