Detran abre prazo para recurso de motoristas que podem perder CNH no MS

Detran abre prazo para recurso de motoristas que podem perder CNH no MS. Aproveite e veja aqui se você foi notificado !!!

O Detran – MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) acaba de divulgar a lista de condutores notificados, segunda – feira (07/02). Assim, o Departamento abre o prazo de 30 dias para apresentação de recurso em segunda e última instância, a fim de motoristas notificados não terem a CNH suspensa ou cassada.

Detran abre prazo para recurso de motoristas que podem perder CNH no MS

Foto: FIPE

Motoristas que podem perder CNH no MS têm até 30 dias a partir de hoje (07/02) para recurso

Conforme o edital de notificação, o resultado de julgamento é da 2 ª Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) – órgão colegiado cujas competências estão descritas no artigo 17, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Com isso, o Detran – MS torna público o resultado do julgamento dos recursos apresentados. Também, notifica os condutores para apresentação deste recurso em segunda e última instância ao Cetran – MS (Conselho Estadual de Trânsito), no prazo de 30 dias, a contar da publicação. Ou seja, a desta segunda – feira (07/02). A lista dos motoristas notificados pode ser vista aqui.

cropped-multas-guia-completo.jpg

Imagem Ilustrativa

Você pode se interessar também por: Foto cadastrada de motoristas será reaproveitada para renovar CNH no MT

Suspensão X Cassação

Suspensão do direito de dirigir

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), art. 256, inciso III, alguns motivos para ter a CNH suspensa (pena de cerca de 1 ano sem guiar) são:

As infrações de trânsito são separadas em 4 tipos: leves, médias, graves e gravíssimas: ao cometer uma delas, o motorista passar somar pontos à sua carteira de motorista e em multa. Assim, uma infração considerada leve causa a adição de 3 pontos; uma média, 4 pontos; uma grave, 5 pontos; e uma gravíssima, 7 pontos.

primeira CNH

(Foto; Nabeel Syed/Unsplash.com)

Cassação da CNH

Enquanto isso, a cassação da CNH é a penalidade mais severa do Código de Trânsito Brasileiro. A pessoa não pode dirigir. Além disso, deve refazer todo processo para tirar novamente o documento. Art. 263. A cassação do documento de habilitação dar-se-á:

I – quando, suspenso o direito de dirigir, o infrator conduzir qualquer veículo

II – no caso de reincidência, no prazo de doze meses, das infrações previstas no inciso III do art. 162 e nos arts. 163, 164, 165, 173, 174 e 175

III – quando condenado judicialmente por delito de trânsito, observado o disposto no art. 160.

  1. Constatada, em processo administrativo, a irregularidade na expedição do documento de habilitação, a autoridade expedidora promoverá o seu cancelamento
  2. Decorridos dois anos da cassação da Carteira Nacional de Habilitação, o infrator poderá requerer sua reabilitação, submetendo-se a todos os exames necessários à habilitação, na forma estabelecida pelo Contran.”
Detran abre prazo para recurso de motoristas que podem perder CNH

(Foto: Detran)

 

Com informações de Cetran – MS (Conselho Estadual de Trânsito), Detran – MS, FDR e Midiamix 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA