Saiba como detectar que chegou a hora do alinhamento do veículo
Os veículos ao serem projetados recebem do fabricante posições bem definidas para montagem de suas rodas. Essas posições são conhecidas como ângulos.
Os veículos ao serem projetados recebem do fabricante posições bem definidas para montagem de suas rodas. Essas posições são conhecidas como ângulos de geometria do veículo ou ângulos de alinhamento. Segundo Fabio Facca, gerente Nacional de Operações Varejo da Campneus, os ângulos de alinhamento têm como objetivo proporcionar a máxima eficiência quanto à dirigibilidade, conforto, segurança e economia de pneus e peças de suspensão.
“No momento da execução do serviço de alinhamento, as medidas indicadas pela montadora devem ser respeitadas. Elas variam de veículo para veículo e mesmo carros de um mesmo porte podem sofrer alterações dependendo de características técnicas como as medidas dos pneus, direção hidráulica ou mecânica entre outros fatores”, afirma o executivo.
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Utilizar equipamentos modernos de alinhamento, como os dotados de tecnologia tridimensional, aumenta a precisão, e não é preciso fazer calibração já que toda sua tecnologia é computadorizada, otimizando esse serviço.
“Assim garantimos que o equipamento esteja indicando a real posição das rodas do veículo. Desta forma, podemos fazer a leitura exata e corrigir os ângulos conforme orientação do fabricante do veículo” ressalta Facca.
Sintomas falta de alinhamento do veículo
Os principais sintomas perceptíveis ao motorista que indicam problema no alinhamento são o volante torto e o veículo puxando para os lados, assim como os pneus cantando em curvas. Também é possível fazer uma verificação visual do pneu, observando a existência de possível desgaste irregular na banda de rodagem, sempre que realizar a calibragem.
Manutenção
É válido lembrar que para garantir um serviço com qualidade é importante que o veículo esteja em boas condições mecânicas. Portanto, antes de iniciar o alinhamento de rodas, todos os componentes da suspensão devem ser analisados, assim como as condições e calibragem dos pneus.
“Qualquer irregularidade nos pneus e nos componentes da suspensão do veículo certamente irá influenciar na qualidade do serviço de alinhamento. Outro fator importante é nunca realizar as medições ou o alinhamento parcial, para uma boa performance do veículo os dois eixos devem estar com os ângulos de geometria dentro das especificações do fabricante” finaliza Facca.