Desvende a sopa de letrinhas do Novo Polo

Aviso de spoiler: teste seu nível de conhecimento sobre estas tecnologias no Quiz do Novo Polo e depois conheça aqui os detalhes sobre cada uma delas.

O Novo Polo oferece o que há de mais moderno em termos de inovação, alta performance e segurança. Ao se sentar ao volante, o motorista encontra a posição ideal de dirigir e uma série de tecnologias à sua disposição. Confira a seguir algumas delas.

EBD – Eletronic Brake Distribution

Aliado ao ABS, o EBD é uma tecnologia que atua na distribuição eletrônica de frenagem, em que o freio percebe situações de atrito e consegue frear as rodas do carro conforme o piso. Esse recurso, presente no Novo Polo, pode aumentar ainda mais a segurança em um momento de frenagem.

ESS – Emergency Stop Signal

Como um alerta com o objetivo de evitar colisões, esta tecnologia sinaliza ao veículo de trás que você precisou frear de forma mais acentuada.

Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente. Com o veículo parado, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona o pisca-alerta, indicando que o veículo está parado.

DLR – Daytime Lamp Running

Mais conhecida como luz de condução diurna, é eficiente em aumentar a visibilidade do veículo para reduzir a possibilidade de acidentes. A DLR auxilia não só em rodovias, mas também no tráfego urbano do dia a dia. Além disso, garante um visual inconfundível ao Novo Polo que oferece a luz de condução diurna em LED.

HHC – Hill Hold Control

Este é um recurso que irá ajudá-lo a sair em pistas íngremes. Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até dois segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade nessas situações.

HBA – Hydraulic Brake Assist System

O HBA é uma tecnologia também aliada ao ABS, que reconhece uma frenagem de emergência pela velocidade que o pedal de freio é acionado. A pressão aplicada ao pedal também é considerada para acionar o HBA.

A tecnologia aumenta ativamente a pressão de freio, que é então modulada pela intervenção do ABS. Quando o motorista reduz a pressão ou ocorre redução da velocidade do veículo abaixo de um limite mínimo, há o fim da assistência de frenagem.

EDS – Bloqueio Eletrônico do Diferencial

Em situações em que o veículo perde tração em apenas um lado – por exemplo, ao passar com o carro em uma poça de lama em que só metade dele consegue desviar – o EDS transfere a força de impulsionamento para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo.

O EDS é um sistema de tração inteligente que funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

XDS+ – Bloqueio eletrônico do diferencial

Esta é uma tecnologia integrada ao controle de estabilidade do carro. A função aumenta a agilidade do volante e diminui a necessidade de movimentá-lo nas curvas. Intervenções seletivas nos freios são feitas de modo a transferir a força de propulsão do motor (o torque) para rodas externas. Diferenciação no piso não faz com que o XDS+ pare de funcionar. A tecnologia pode resultar em uma dirigibilidade mais precisa, com mais tração e agilidade nas curvas.

BSW – Limpeza Automática dos Discos de Freio

Este recurso atua em velocidade acima de 70 km/h e com o limpador do para-brisa acionado. Até então, a tecnologia só era presente em carros de luxo e agora está no Novo Polo.

Com o BSW, o sistema de freios trabalha para aproximar as pastilhas dos discos de freio dianteiros, em frações de segundo e de forma imperceptível para o motorista, com o objetivo de secar os componentes e garantir o menor espaço de frenagem possível.

RKA+ – Monitoramento da pressão dos pneus

Um sensor detecta se houve perda de pressão de enchimento em um ou mais pneus. O monitoramento é constante ao utilizar o carro e, além de colaborar para a segurança ao dirigir, também auxilia para manter a pressão correta dos pneus e, consequentemente, na melhora do desempenho do carro. Este recurso funciona por meio dos sensores que monitoram o modo de vibração e frequência dos pneus.

Escrito por

Erica Franco

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