Desmanches clandestinos são lacrados pelo Detran no interior de SP
O Detran lacrou desmanches clandestinos que funcionavam no interior de São Paulo; veja como evitar a compra de peças de origem ilegal
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lacrou, na última quarta-feira (7), oito desmanches clandestinos que funcionavam em Sorocaba, no interior do Estado. Elaborada para coibir roubos e furtos de veículos na cidade, a operação contou com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil e Prefeitura.
Veja detalhes da lacração pelo Detran dos desmanches clandestinos
Ao todo, 20 locais foram fiscalizados pelos agentes, sendo que sete eram credenciados junto ao Detran-SP e 13 não eram credenciados.
Além de lacrados, os desmanches que funcionavam de forma irregular foram autuados por ter em seus estoques peças sem o selo de rastreabilidade fornecido pelo Detran-SP. Os estabelecimentos receberam multas administrativas com valores entre R$ 2 mil e R$ 8 mil e foram orientados a efetuar sua regularização.
Nos outros locais não credenciados, três estavam funcionando como oficinas mecânicas e quatro foram encontrados desempenhando outras atividades. Em dois locais não foram encontradas irregularidades.
Dos desmontes credenciados fiscalizados, quatro foram autuados por venda de peças sem o selo de rastreabilidade do departamento e um utilizava quatro galpões irregularmente. Assim como ocorreu com os clandestinos, esses estabelecimentos foram autuados com multas na mesma faixa de valores citada anteriormente.
“O importante neste tipo de fiscalização é verificar se os procedimentos estão sendo cumpridos à risca, evitando assim que o cidadão saia lesado. O Detran conta com os parceiros para terceirizar seus serviços, porém não abre mão de monitorar o atendimento. O departamento quer se manter sempre vigilante para amparar seus credenciados e garantir segurança para a população”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP.
O Detran-SP reforça a importância de o cidadão realizar a consulta dos estabelecimentos credenciados em seu portal antes de efetuar um serviço. A busca pode ser feita na aba de “Credenciados”. Caso a empresa não seja encontrada durante a pesquisa, o procedimento não deve ser realizado nesse local. Além disso, destaca o órgão, é importante exigir sempre a nota fiscal do serviço que foi realizado.
Em todo o País, os Detrans realizam regularmente ações de fiscalização em desmontes e parceiros, como os Centros de Formação de Condutores (CFCs), médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos. No fim de novembro, o Detran-AM flagrou uma fraude em aulas práticas de autoescola.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.