Alguns costumes se tornam hábitos que, muitas vezes, podem ser tornar nocivos. E isso é algo que acontece com os veículos. Sim, há alguns erros comuns que são cometidos por grande parte dos motoristas, sem que eles saibam que tais condutas podem prejudicar o carro. A seguir, separamos 5 erros para que você reconheça, evite e preserve seu carro!
1 – Completar o nível do radiador com água
Saiba, primeiramente, que o sistema de arrefecimento do veículo é um componente fundamental para o funcionamento e boa preservação do seu carro, pois está ligado ao motor. E não é raro que muitos motoristas completem o radiador com água comum.
Esse erro pode causar um superaquecimento da água e do radiador – o que costuma até mesmo fundir o motor do carro. Assim, o nível do radiador deve ser completado com líquido específico e não água.
Outro hábito corriqueiro. Quando o motorista faz isso com frequência a peça acaba e pode provocar outros danos para o veículo.
Sempre use a parte adequada para descansar o pé, que fica ao lado do pedal. Adquira o bom hábito de apoiar o pé no compartimento adequado, que, obviamente, não é o pedal.
3 – Dirigir cruzando lombadas na diagonal
Alguns motoristas passam com o automóvel jogando o carro para o lado na hora de passar por lombadas, a fim de desviar do obstáculo e reduzir eventuais impactos.
Porém, fazer isso tem efeito contrário. Isso porque passar por lombadas posicionando o carro na diagonal, toda a estrutura do veículo é forçada – o que resulta em um impacto muito maior do que passar normalmente plea lombada.
Assim, com o tempo, há riscos de que peças se entortem e o carro, obviamente, sairá danificado.
4 – Guiar em ponto ponto em descidas (descer na banguela)
Não é um “erro novo”, mas muitos ainda são os motoristas que insistem em descer na banguela. E as consequências você também já deve saber.
Além de não economizar combustível – como muitas pessoas ainda pensam – descer com carro em ponto morto é “receita” para danificar muitas peças. A melhor forma de economizar combustível nas descidas é não acelerar.
5 – Engate
Instalar engate no carro é visto como algo que garante segurança, em especiais, em casos de impactos e batidas. Mas, os riscos não compensam e pode ocorrer justamento o contrário.
Se o engate não seja de fábrica, não instale um – caso contrário, a conduta pode agravar danos em momentos de colisão. A estrutura do carro pode ser seriamente afetada.