Descubra por que os donos destes carros não pagarão IPVA 2023

Entenda o motivo pelo qual alguns veículos não pagarão o IPVA 2023. O benefício é dado de acordo com o estado e ano de fabricação.

De acordo com o tempo de fabricação do automóvel e o estado de registro do veículo, os proprietários ficam isentos de pagar o IPVA 2023; veja os detalhes.

Entenda o motivo pelo qual alguns veículos não pagarão o IPVA 2023

Entenda o motivo pelo qual alguns veículos não pagarão o IPVA 2023 (Foto: Pixabay)

Tempo de fabricação do automóvel é motivo de isenção do IPVA 2023

De acordo com a idade do veículo, a frequência de manutenção e demais gastos como os combustíveis, por exemplo, podem ser maior, uma vez que o modelo já não possui a mesma eficiência.

Porém, para deixar a balança mais justa alguns estados isentam o carro do IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veiculo Automotor. O tributo estadual é pago anualmente e desde a pandemia ficou ainda mais caro.

Os proprietários de automóveis devem pagar o IPVA assim como o Licenciamento, a taxa para a renovação do CRLV.

Porém, no caso do IPVA alguns carros podem receber a isenção do tributo através do ano de fabricação e estado de registro.

Tal benefício é concedido de forma diferente em cada estado, que pode adotar o período mínimo para a isenção. De forma geral, ele varia entre 10 e 20 anos.

Entenda o motivo pelo qual alguns veículos não pagarão o IPVA 2023

Isenção acontece a partir do ano de fabricação do automóvel (Foto: Pixabay)

Estados que isentam o veículo com 10 anos de fabricação

A isenção inicia a partir dos 10 anos de fabricação para veículos registrados em Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima. Nesses estados, carros produzidos em 2013 já não pagarão o imposto.

Alguns modelos que exemplificam os carros que terão a isenção são os produzidos até 2003, como Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S, Peugeot 208, Mercedes-Benz Classe A e Ford Fiesta, produzidos no período.

Estados que isentam o veículo com 15 anos de fabricação

Já em estados como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, a isenção só é concedida após 15 anos de produção. Ou seja, modelos produzidos até 2008 já estarão isentos.

Nesses estados a isenção ocorrerá para os automóveis produzidos até 2008, como Volkswagen Gol, Fiat Palio, Fiat Uno, Chevrolet Celta e Fiat Siena, daquele ano.

Estados que isentam o veículo com 20 anos de fabricação

Por fim, estados como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul, adotam o período de 20 anos de produção.

É válido ressaltar que o estado do Mato Grosso adota o período de 18 anos de fabricação. Já Alagoas isenta apenas os carros cuja produção é datada antes de 31 de dezembro de 2000.

Modelos produzidos até 2003 serão beneficiados nesses estados, como a Chevrolet Montana, Citroën C3, Fiat Doblò  e Honda Fit que foram fabricados naquele ano.

Outros casos que também garantem a isenção do IPVA 2023

Além da isenção por idade, alguns outros casos também beneficiam o proprietário do automóvel com a isenção do tributo.

Em alguns estados, como em São Paulo, Pessoas com Deficiência (PcD)  também estão isentos do IPVA 2023. Nesse caso, é válido lembrar que apenas um veículo recebe o benefício. Esse ano, a solicitação pode ser feita com um laudo anterior que tenha instruído a concessão da isenção nos anos de 2021 ou 2020.

Outras categorias também recebem a isenção do IPVA 2023 como Entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático; ônibus ou micro-ônibus utilizado no transporte urbano ou metropolitano, em fretamento contínuo ou no transporte escolar, bem como táxis e moto-táxis.

Entenda o motivo pelo qual alguns veículos não pagarão o IPVA 2023

Outros casos também isentam o imposto (Foto: Reprodução)

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA