Descubra por que carros elétricos são quase ‘pesadelos’ para mecânicos

A popularização dos carros elétricos é uma tendência mundial. Por conta dos motivos ecológicos, visto que produzem menos poluentes em todos os sentidos, os carros elétricos parecem ganhar destaque também na revisão. Com a manutenção de carros elétricos mais barata para o motorista, para os mecânicos isso representa uma perda significativa de ganhos.

Isso acontece por conta do número de peças de um carro elétrico em comparação com um veículo convencional. Automóveis movidos a bateria possuem cerca de 150 peças, mais de 10 vezes menos que um carro de motor a combustão. Essa diferença gritante representa uma manutenção 50% mais barata para os condutores de veículos eletrificados.

Esteja atento aos sinais que indicam que o carro precisa de manutenção
Carros de motor a combustão possuem cerca de 1800 peças, encarecendo o serviço de manutenção (Foto: Freepik)

Revisão e manutenção de carros elétricos são mais baratas

O presidente da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) aponta essa diferença na mecânica como ponto positivo para a compra de carros elétricos.

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“Por essa redução de peças, a manutenção fica mais simples e o custo bem mais baixo. Além disso, os itens de desgaste do veículo elétrico duram muito mais. Enquanto a pastilha de freio de um carro a combustão precisa ser substituída a cada 10 mil km, em um elétrico chega tranquilamente aos 25 mil km”.

A economia de manutenção de carros elétricos é exemplificada quando percebe-se que embreagens, transmissão, óleos lubrificantes, correias, injeção de combustível e sistemas de arrefecimento são termos extintos para condutores de veículos eletrificados. Tudo isso aumenta a vida útil do automóvel, que passa a durar cerca de oito anos (ou 160.000 a 240.000 quilômetros rodados) em média.

As revisões também são mais baratas. O Renault Kwid E-tech, por exemplo, tem a revisão em concessionárias autorizadas saindo por R$ 1.780,00 para até 60.000 km. A versão convencional do modelo francês, considerado um dos carros mais baratos de se manter no Brasil, tem a revisão custando R$ 3.840,13 — mais que o dobro do E-tech.

Renault Kwid E-Tech tem revisão abaixo de R$ 2.000 (Foto: Divulgação/Renault)

A necessidade menor de manutenção, por conta da vida útil, além da inspeção mais rápida e simplificada, proporcionada pelo baixo número de peças, fazem com que as montadoras deem mais garantias ao consumidor na hora das revisões. O executivo da ABVE afirma que “Caso contrário, as marcas teriam prejuízo ao oferecer cinco ou oito anos de garantia”.

Dificuldades para encontrar oficinas pode encarecer mão de obra

Por mais que a manutenção em si seja barata é possível encontrar uma alta precificação na mão de obra, visto que as oficinas que atendem carros elétricos no Brasil ainda são raras. Outro ponto a se ponderar, é que uma peça específica das 150 pode causar uma grande dor de cabeça ao dono do veículo.

Caso a bateria dê problema, o custo de sua troca pode ser altíssimo, segundo Antonio Fiola, presidente da Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), “quando a gente fala em preço de bateria, o preço é absurdamente maior. É o que tem preocupado os consumidores”.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
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