Descubra os motivos pelos quais os carros no Brasil são tão caros

Entenda os motivos pelos quais os carros custarem tão caros no mercado nacional nos últimos anos. Inflação, taxas e leis são alguns deles.

Hoje, quem quiser comprar um veículo novo tem que estar preparado e disposto a desembolsar um bom valor. Já que os carros mais baratos do mercado nacional são o Renault Kwid e o Fiat Mobi, modelos que beiram a casa dos R$ 50 mil. Mas, quais são os motivos que fazem com que os carros no Brasil sejam tão caros?

Fiat Mobi é um dos carros mais baratos do Brasil e tem preço de R$ 50 mil (Foto: Divulgação)

Veículos no Brasil partem dos R$ 50 mil, qual a justificativa para os carros custarem tão caros?

Já não é mais segredo e nem surpresa para ninguém. Os carros no Brasil já não possuem preços tão acessíveis como antigamente. Hoje, para adquirir um veículo zero quilômetro o interessado deve estar disposto a gastar mais de R$ 50 mil, preço dos carros mais baratos do mercado atualmente, conforme afirmar o Canaltech.

Conforme apurado pela nossa reportagem e com informações dos nossos colegas do Canaltech, os motivos são inúmeros, de forma mais recente, 2021 foi um período no qual o setor viu os preços dos veículos dispararem. Nesse caso, a justificativa mais plausível está relacionada à alta do dólar, que fez com que o preço do real caísse, bem como a intensa crise de falta de componentes automotivos que impactou todas as montadoras ao redor do mundo.

Escassez de semicondutores

A escassez de semicondutores fez com que o número de veículos produzidos diminuísse, e com uma menor quantidade de modelos produzidos, porém, com a mesma intensidade de procura, naturalmente os preços subiram.

Porém, a situação da elevação dos preços dos carros no mercado brasileiro não está restrita ao ano passado, mas sim, acontece gradativamente há muitos anos. Dessa forma, o problema não pode ser justificado apenas como consequência da pandemia causada pelo corona vírus.

Atraso da produção de veículos encareceu o setor em 2021 (Foto: Divulgação)

O problema é mais antigo e não está relacionado apenas à pandemia

Antes mesmo de 2020, ano em que foi instaurada a pandemia global, o Brasil já vinha com altos preços no mercado nacional. Em entrevista ao CanalTech,  Luiz Carlos Moraes, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos, a Anfavea, explica que a ação é uma combinação de fatores.

Moraes justifica que os carros vendidos atualmente não são os mesmos que eram comercializados há 20 ou 30 anos. O incremento de novas tecnologias, sejam elas sistema de segurança (muitos agora obrigatórios por lei), de conforto ou conectividade fez com que os preços subissem.

De forma geral, o presidente da Anfavea explica ainda que não há como comparar, afinal, hoje o mercado exige uma série de fatores que encarem o preço final do produto. Além dos sistemas de segurança exigidos por lei, o consumidor também está mais exigente quanto ao pacote de equipamentos do veículo.

Carros caros: impostos e taxas também são responsáveis pelas altas

É certo que desde 2002, ou seja, 20 anos atrás, a carga tributária permanece com a mesma alíquota, porém, ela também foi apontada como uma das vilãs do alto preço dos veículos. Segundo a Anfavea, após o cálculo do IPI, PIS/Cofins, ICMS, IPVA, IOF, os tributos chegam a 52% do valor total do veículo.

Kia Cerato: um dos mais vendidos em 2021 no Brasil entre os importados (Foto: Divulgação/ Kia )

A ascensão dos SUV’s pode ser justificada pela alta nos preços dos veículos

O crescimento de preço dos carros ditos como mais populares, ou seja, aquele mais básicos pode justificar um fenômeno que acontece nos últimos anos, a ascensão do número de vendas dos SUV’s. Hoje, a margem de diferença de um hatch que antigamente era considerado mais básico, e um SUV está bem mais reduzida do que há anos atrás.

Dessa forma, o consumidor nacional opta por investir um pouco mais e garantir um modelo de categoria superior.

Ascensão dos SUV’s pode ser justificada pelo aumento de preços dos carros populares (Foto: Divulgação)

Com informações: CanalTech

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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