Descubra o que está por trás do verde icônico dos carros da MINI
A MINI, fabricante de carros britânicos, se destaca, entre outras coisas, por sua identidade única e isso tem a ver com uma cor. Veja.
A MINI, clássica fabricante de carros britânicos, se destaca, entre outras coisas, por sua identidade única e isso leva em conta inclusive cores, como neste caso.
O verde da MINI
Algumas cores se relacionam tanto com marcas e produtos que viram parte da personalidade. É o caso, por exemplo, do ‘’verde escuro’’ para a MINI.
Em outras palavras, a ‘’British Racing Green’’ é o nome dado para a tonalidade que é um verdadeiro ícone na história da fabricante britânica.
Tamanha é a ligação da marca com essa cor, que ela virou parte do DNA de MINI e permanece viva até os dias atuais como um símbolo para os ingleses.
História da ‘’British Racing Green’’
A história do verde escuro no automobilismo inglês começou há mais de 120 anos, ainda no início do século XX.
Nessa época a cor surgiu como uma forma de homenagear a mudança de realização do Gordon Bennett Motor Cup, uma prestigiada corrida.
Você vai gostar: 5 modelos da BMW para quem AMA dirigir!
O evento automobilístico tinha algumas restrições, como o limite de velocidade de 30 km/h. Assim, a Irlanda passou a sediar a corrida, pois não havia tal ressalva por lá.
Dessa forma, os pilotos ingleses pintaram seus carros de verde escuro, em homenagem à ilha e sua vegetação, originando a cor British Racing Green.
Origem da MINI
Criada na segunda metade do século XX, a MINI já nasceu com a influência da tonalidade popular no mundo automobilístico britânico.
Ao longo dos anos, a MINI modificou sutilmente a cor British Racing Green. Como resultado, a marca obteve um tom mais leve e brilhante, que está presente até hoje na franquia.
Além disso, a marca introduziu o acabamento Rebel Green, um tom mais escuro que mantém o estilo e a autenticidade da pista de corrida.
Dias atuais
Atualmente a tonalidade British Racing Green está presente em praticamente todos os novos modelos da linha, incluindo o MINI Electric.
Além disso, a linha MINI John Cooper Works possui dois tons da cor clássica: British Racing Green (brilhante) e Rebel Green (mais escuro).
A cor marcante da MINI está presente também no futuro da marca com a aposta em modelos elétricos, segundo a montadora.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.