Descubra o que está por trás do verde icônico dos carros da MINI

A MINI, fabricante de carros britânicos, se destaca, entre outras coisas, por sua identidade única e isso tem a ver com uma cor. Veja.

A MINI, clássica fabricante de carros britânicos, se destaca, entre outras coisas, por sua identidade única e isso leva em conta inclusive cores, como neste caso.

Descubra o que está por trás do verde icônico dos carros da MINI

Cor tem tradição para os britânicos após fato emblemático (Foto: Divulgação)

O verde da MINI

Algumas cores se relacionam tanto com marcas e produtos que viram parte da personalidade. É o caso, por exemplo, do ‘’verde escuro’’ para a MINI

Em outras palavras, a ‘’British Racing Green’’ é o nome dado para a tonalidade que é um verdadeiro ícone na história da fabricante britânica. 

Tamanha é a ligação da marca com essa cor, que ela virou parte do DNA de MINI e permanece viva até os dias atuais como um símbolo para os ingleses. 

História da ‘’British Racing Green’’

A história do verde escuro no automobilismo inglês começou há mais de 120 anos, ainda no início do século XX.

Nessa época a cor surgiu como uma forma de homenagear a mudança de realização do Gordon Bennett Motor Cup, uma prestigiada corrida. 

Você vai gostar: 5 modelos da BMW para quem AMA dirigir!

O evento automobilístico tinha algumas restrições, como o limite de velocidade de 30 km/h. Assim, a Irlanda passou a sediar a corrida, pois não havia tal ressalva por lá. 

Dessa forma, os pilotos ingleses pintaram seus carros de verde escuro, em homenagem à ilha e sua vegetação, originando a cor British Racing Green. 

Descubra o que está por trás do verde icônico dos carros da MINI

Cor tem tradição para os britânicos após fato emblemático (Foto: Divulgação)

Origem da MINI

Criada na segunda metade do século XX, a MINI já nasceu com a influência da tonalidade popular no mundo automobilístico britânico. 

Ao longo dos anos, a MINI modificou sutilmente a cor British Racing Green. Como resultado, a marca obteve um tom mais leve e brilhante, que está presente até hoje na franquia. 

Além disso, a marca introduziu o acabamento Rebel Green, um tom mais escuro que mantém o estilo e a autenticidade da pista de corrida.

 Dias atuais

Atualmente a tonalidade British Racing Green está presente em praticamente todos os novos modelos da linha, incluindo o MINI Electric. 

Além disso, a linha MINI John Cooper Works possui dois tons da cor clássica: British Racing Green (brilhante) e Rebel Green (mais escuro). 

A cor marcante da MINI está presente também no futuro da marca com a aposta em modelos elétricos, segundo a montadora.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA