Descubra como valorizar ao máximo seu carro na hora de revender!

Você sabe o que faz um carro ser mais valorizado? Veja algumas dicas de como valorizar ao máximo seu carro na hora de revender!

Você sabe quais características fazem um carro ser mais valorizado no mercado? Este é um ponto bastante importante e que os interessados em trocar de veículo precisam levar em consideração na hora da negociação. Dentre os principais fatores que fazem o valor do veículo crescer, podemos citar a cor e os equipamentos de série. Aproveite e veja como valorizar ao máximo seu carro na hora de revender!

Foto: Pixabay.com

Vai revender seu carro? Veja como valorizar ao máximo seu carro na hora de revender

Hoje, o mercado de carros 0km vive uma situação bastante complicada. Várias marcas estão sofrendo com as consequências da crise dos semicondutores. De acordo com a Fenabrave, o número de emplacamentos fechou o mês passado com uma queda de 8,95% – comparado com o mês de agosto. Com isso, os carros seminovos e usados se tornaram os protagonistas da vez.

No entanto, este aumento na procura fez com que os preços valorizarem. E muitas pessoas estão aproveitando este movimento para vender seus veículos. Mas você já pensou o que faz um veículo ficar valorizado no mercado, além das condições do mercado? Para o CEO da InstaCarro, Luca Cafici, a cor da carroceria, por exemplo, pode ser um dos fatores. E não é qualquer cor não. Diversos especialistas dão conta que os tons mais neutros são os mais valorizadas.

E os números divulgados da plataforma InstaCarro ajudam a entender o cenário. Segundo eles, carros pintados com cores neutras representaram juntos 75% de todas as vendas realizadas na plataforma entre janeiro e agosto deste ano. Sendo que os mais negociados foram os que possuem cor preta (29%). Na segunda posição estão os carros prata (27%). Enquanto isso, os veículos pintados de branco representaram 19%.

Foto: Pixabay.com

Outro fator que pode fazer com que o carro valorize mais é a quantidade de equipamentos. Este é um item importante. Afinal, todos nós queremos um carro que ofereça mimos interessantes, como ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica (ou elétrica), central multimídia e outros.

A mesma plataforma citada acima mostrou, em levantamento, que a média de valor deste tipo de carro foi de 93% com relação aos preços praticados pela Tabela FiPE. Luca Cafici deixa claro que estes itens presentes nos carros precisam estar em boas condições.

Foto: Pixabay.com

O que mais eu posso fazer para valorizar?

Mas não é só isso que pode te ajudar o seu carro valorizar ao máximo na revenda. Se você costuma a cuidar da manutenção do seu carro, saiba que ele tem grandes chances de está bastante valorizado. Especialistas no assunto dão conta que veículos que estão bem cuidados e com as revisões em dia podem custar mais que os outros.

No caso, você pode manter as revisões em dia, fazer o uso de peças originais e fazer reparos na lataria.

Sem falar que estes serviços são importantes para manter a saúde do carro perfeita. Outro ponto importante para o carro não perder valor é a documentação. A recomendação deixar todos os documentos regularizados e em dia. Já os carros customizados podem ter uma desvalorização maior.

 “Por exemplo, a blindagem, ao contrário do que muitos imaginam, diminui o tempo de vida do automóvel, e isso influencia diretamente no valor da revenda. Além de suspensão rebaixada, rodas substituídas e aparelhos de som muito pesados, que dependendo da instalação, podem sobrecarregar a parte elétrica, colocando em risco outras áreas do veículo que também dependem dela”, finaliza Cafici.

(Foto: Freepik

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile