Descubra como são escolhidos os nomes de carros!

Nomes de carros? Descubra aqui como os modelos recebem a nomenclatura. As histórias são interessantes e até inimagináveis !!!

Helena, Arthur, Miguel, Alice e Heitor  foram os nomes mais registrados no Brasil em 2020, de acordo com o IBGE. Assim, dar nome a um carro também não é tarefa fácil. O CEO da Carupi, Diego Fischer, conversou como Garagem360 e explicou, em linhas gerais, como os nomes de carros são escolhidos pelas montadoras. Veja a seguir!

Imagem Ilustrativa

Afinal, como são escolhidos os nomes de carros? Conheça histórias interessantes!

De acordo com Fischer, primeiramente, as montadoras necessitam escolher nomes curtos para carros. Além disso, que sejam de fácil compreensão – a fim de que os modelos emplaquem no mercado. Sem contar que o processo da escolha do nome é algo global. Isso porque o mesmo modelo pode ser comercializado em diversos locais do mundo.

Exemplificando, alguns nomes são abreviações, como o Fiat Mobi, que vem de “mobilidade”, ou o Nissan Versa, que é a redução de “versatilidade”. Ainda, existem homenagens a esportes e cidades, como Gol, Brasília e Parati, todos da Volkswagen. Alguns veículos conhecidos por seus números e letras são: BMW 320i, Mercedes-Benz A200, Audi A3, Citroën C3 e Peugeot 208″, explica o CEO da Carupi – startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis.

Peugeot 208. (Foto: Divulgação)

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A escolha do nome do Fusca

Por exemplo, Diego Fischer fala de um dos carros mais marcantes na história do setor automotivo: o Fusca. O modelo clássico e lendário da Volkswagen fora originalmente chamado de VW 1500 – iniciando sua produção no ano de 1953.

Assim, por ser uma empresa alemã, os operários brasileiros não conseguiam pronunciar o nome da montadora. O carro passou a ser chamado apenas de “Volks”.

Mas, o CEO esclarece que, em alemão, a letra “V” tem som de “F”. Ou seja, “Folks”. E foi assim que logo o carro passou a ser chamado de Fusca. E o que era apenas um apelido passou a ser o nome oficial do modelo.

Outro exemplo é o Palio. A Fiat procurava transmitir uma ideia de velocidade e competitividade. Fischer explica que Palio se trata de uma corrida tradicional de cavalos na Itália. Assim, o modelo que fez e ainda faz sucesso recebeu o nome de Palio.

Foto: Globo Fiat

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“Na prática, existem empresas responsáveis pela criação de um nome, e esse trâmite pode começar cinco anos antes do lançamento do veículo, e passa por uma série de profissionais antes de uma decisão final”, revela Fischer.

“Por exemplo, são criadas listas que chegam a ter 600 sugestões, que são enviadas para diversos escritórios no mundo todo para colher insights regionais e checar se algum dos nomes pode ter conotação negativa. Após diversas fases do processo, a lista é reduzida para 8 ou 10 opções. E a escolha final passa, obviamente, pelo alto escalão da montadora, que bate o martelo e define o nome do novo modelo”, concluiu o CEO da Carupi.

Diego Fischer é CEO da Carupi, startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis. Crédito: NB Press

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

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