Descubra como são escolhidos os nomes de carros!
Nomes de carros? Descubra aqui como os modelos recebem a nomenclatura. As histórias são interessantes e até inimagináveis !!!
Afinal, como são escolhidos os nomes de carros? Conheça histórias interessantes!
“Exemplificando, alguns nomes são abreviações, como o Fiat Mobi, que vem de “mobilidade”, ou o Nissan Versa, que é a redução de “versatilidade”. Ainda, existem homenagens a esportes e cidades, como Gol, Brasília e Parati, todos da Volkswagen. Alguns veículos conhecidos por seus números e letras são: BMW 320i, Mercedes-Benz A200, Audi A3, Citroën C3 e Peugeot 208″, explica o CEO da Carupi – startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis.
A escolha do nome do Fusca
Por exemplo, Diego Fischer fala de um dos carros mais marcantes na história do setor automotivo: o Fusca. O modelo clássico e lendário da Volkswagen fora originalmente chamado de VW 1500 – iniciando sua produção no ano de 1953.
Assim, por ser uma empresa alemã, os operários brasileiros não conseguiam pronunciar o nome da montadora. O carro passou a ser chamado apenas de “Volks”.
Mas, o CEO esclarece que, em alemão, a letra “V” tem som de “F”. Ou seja, “Folks”. E foi assim que logo o carro passou a ser chamado de Fusca. E o que era apenas um apelido passou a ser o nome oficial do modelo.
Outro exemplo é o Palio. A Fiat procurava transmitir uma ideia de velocidade e competitividade. Fischer explica que Palio se trata de uma corrida tradicional de cavalos na Itália. Assim, o modelo que fez e ainda faz sucesso recebeu o nome de Palio.
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“Na prática, existem empresas responsáveis pela criação de um nome, e esse trâmite pode começar cinco anos antes do lançamento do veículo, e passa por uma série de profissionais antes de uma decisão final”, revela Fischer.
“Por exemplo, são criadas listas que chegam a ter 600 sugestões, que são enviadas para diversos escritórios no mundo todo para colher insights regionais e checar se algum dos nomes pode ter conotação negativa. Após diversas fases do processo, a lista é reduzida para 8 ou 10 opções. E a escolha final passa, obviamente, pelo alto escalão da montadora, que bate o martelo e define o nome do novo modelo”, concluiu o CEO da Carupi.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.