A aquisição de um carro 0 km com central multimídia pode extrapolar o orçamento de quem pensa em adquirir o veículo com a funcionalidade cada vez mais presente no dia a dia. Dessa forma, a saída é instalar o equipamento em carros usados. Porém, é necessário uma série de cuidados; veja.
O que você precisa saber antes de instalar a central multimídia em carros usados
Especialistas do mercado automotivo brasileiro já afirmam que o brasileiro está cada vez mais exigente em relação ao nível de equipamentos presentes no veículo.
A consequência direta desse novo gosto do consumidor é o aumento de preços que também é intensificado por outros fatores, como inflação, aumento da margem de lucro das montadoras e questões ainda relacionadas à pandemia, como a falta de insumos.
VEJA TAMBÉM
Outro fato que deve ser considerado é que de forma geral, o ser humano está cada vez mais conectado, e no que diz respeito aos veículos, a história não é muito diferente.
Hoje, diversos carros são lançados com centrais multimídias responsáveis por conectar o aparelho telefônico ao carro, seja através de cabo ou via bluetooth. No entanto, o sistema não é restrito aos carros novos.
O mercado de peças de reposição e acessórios automotivos tem uma ampla oferta de centrais multimídias que podem ser instaladas em carros usados. Porém, antes de escolher o produto que terá o objetivo de agregar mais conectividade ao veículo, é preciso estar atento aos detalhes.
Entenda a diferença de cada central multimídia para carros usados
Antes de mais nada é preciso entender que o mercado oferece dois tipos de central multimídia: a universal e a específica, onde cada uma delas tem atributos positivos e negativos.
Central multimídia universal
O destaque da central multimídia universal é, assim como o próprio nome diz, ser compatível com uma infinidade de modelos. Além disso, ela tende a ter um valor mais acessível em relação ao outro modelo.
Central multimídia específica
Já as centrais específicas são modelos desenvolvidos para um determinado modelo, e por isso, podem ter preços mais elevados.
Entenda as necessidades de uso
Após decidir por uma universal ou específica, entenda qual é a real necessidade de uso do equipamento, uma vez que a resposta será primordial para a escolha do modelo ideal, bem como de quanto será necessário investir.
Nesse caso, o preço das centrais multimídias disponíveis no mercado variam entre R$ 350 e R$ 5 mil. No entanto, dependendo da vontade de consumidor, não será preciso investir em um modelo mais caro, sendo que um intermediário já é o suficiente para suprir as necessidades.
Ao comprar central multimídia para carros usados dê preferência para marcas mais conhecidas
Para quem não tem muito conhecimento de marca e modelo, o mais indicado é optar por comprar o equipamento de marcas mais conhecidas, uma vez que a confiabilidade e qualidade é mais garantida.
Compatibilidade com o sistema operacional
Por fim, para fazer a escolha ideal é preciso verificar se a central multimídia desejada é compatível com o sistema operacional do smartphone. Nesse caso, há centrais que só disponibilizam pareamento para Android Auto, ou Apple CarPlay. Dessa forma, é preciso conferir se há compatibilidade entre os aparelhos antes da compra.