Tags

Notícias

Descubra como funciona um veículo autônomo

Créditos: Foto: Divulgação
26 julho, 2018
Da Redação, com assessoria

Os veículos inteligentes já são uma realidade ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde alguns carros já circulam com sistemas como frenagem autônoma, controle de estabilidade, alerta de uso de cinto de segurança, airbags lateais e sensor de fadiga. Diante disso, o Cesvi Brasil/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária), explica como funciona essa tecnologia.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

“Todo veículo autônomo conta com uma série de equipamentos tecnológicos, como radares, lidares (radar que usa laser no lugar de ondas eletromagnéticas de rádio para mapear o entorno), sensores, câmeras, lasers, GPS, computadores, atuadores, além de visão computadorizada. Ao atuarem juntos, os itens fazem com que o carro ‘sinta’ o ambiente e navegue sem a intervenção humana”, comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil/Mapfre.

Foto: Divulgação

Segundo o especialista, a solução também utiliza as informações de GPS e sistema de sensores para aprimorar sua posição e construir uma imagem tridimensional do seu local atual. “Na maioria dos carros, a central computadorizada reúne todas essas informações e envia para os atuadores, que acionam pedais, volantes e comandos de sinalização, direcionando, sinalizando e movimentando o veículo na direção desejada”, comenta.

Contudo, é preciso lembrar que o veículo autônomo ainda exige a atenção máxima do motorista. “É essencial que o condutor esteja focado e concentrado no trajeto do carro, uma vez que, qualquer distração, por mínima que ela seja, pode acarretar em graves acidentes”, finaliza Feliciano.

Carros autônomos

Na galeria, conheça alguns carros autônomos testados ao redor do mundo:

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.