Desconto em multas de trânsito de até 40% para motoristas

Desconto em multas de trânsito de até 40%
Foto: Divulgação SERPRO

O Detran.ES informa que motoristas do estado capixaba que foram multados podem obter até 40% de desconto no pagamento da multa. Além disso, é possível parcelar o valor e até entrar com recurso para recorrer. As condições também estão disponíveis para outros estados, como no Rio Grande de Sul e Paraná. Saiba como fazer!

Detran.ES informa que motoristas do estado capixaba que foram multados podem obter até 40% de desconto no pagamento da multa
Foto: InstaCarro

“As multas e as penalidades previstas estão definidas no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB. O objetivo é que os condutores respeitem as normas para que o trânsito seja seguro para todos”, fala o diretor geral do Detran.ES, Givaldo Vieira.

“Mas, caso seja multado, o cidadão tem as facilidades do desconto de 40%, com a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônico (SNE), por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Ou 20%, com o pagamento até o vencimento, além do parcelamento dos débitos do veículo”, ressalta Givaldo Vieira.

pagamento de multas de trânsito pode ter até 40% de desconto
Foto: Detran.PR

Leia também: Gol 2022 traz consumo econômico e novos opcionais

Como obter 40% de desconto em multas de trânsito

Por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) – desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados, o Serpro – o pagamento de multas de trânsito pode ter até 40% de desconto. O desconto é válido apenas para as infrações registradas após o cadastro do condutor ou proprietário do veículo no sistema.

Assim, para utilizar os benefícios do SNE, o interessado deve fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na App Store e Google Play. A fim de facilitar, o Detran.ES produziu um tutorial com um passo a passo.

Desconto de 20% e recurso

Já os condutores ou proprietários de veículos que optarem por não aderir ao SNE. Ou, então, que aderirem após a notificação ter sido enviada, ainda têm a oportunidade de 20% de desconto no valor das multas de trânsito. Nesse caso, ao efetuar o pagamento até a data do vencimento. Além disso, podendo recorrer da autuação recebida.

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Cetran/ES), Harlen da Silva, ressalta que o cidadão tem direito à Ampla Defesa e ao Contraditório – uma vez que são garantias constitucionais.

o cidadão tem direito à Ampla Defesa e ao Contraditório - uma vez que são garantias constitucionais
Imagem Ilustrativa

Aproveite e veja também: Tudo sobre o Hyundai Creta 2022 Preços, Ficha Técnica e Mais!

Parcelamento de multas de trânsito e outros débitos

Por fim, o Detran.ES disponibiliza, também, o parcelamento dos débitos referentes aos veículos, incluindo as multas de trânsito e o IPVA, bem como Detran’s de outros estados (vide no final). Essa opção viabiliza o pagamento por meio de cartões de débito ou crédito e o pagamento pode ser feito através de empresas autorizadas. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes.

Detran’s

Para saber as regras de cada distrito, basta consultar o site do Detran do seu Estado, que é: www.detran. (sigla do estado). gov.br. Ou acompanhe aqui o Garagem360!

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação, com mais de 15 anos de experiência em redação em geral. Passagens pelo caderno Máquina e Moto Máquina do jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista e site Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar