Dekra reprova 16% dos carros usados e evita prejuízos de R$ 165 milhões

Sessenta e oito por cento das irregularidades se referem a anormalidades na pintura, na identificação ou na estrutura do automóvel

No ano passado, a Dekra, multinacional alemã especializada em inspeção veicular, reprovou 16% dos carros consultados na vistoria de procedência, que fornece o histórico e a avaliação física completa de automóveis. Segundo o balanço anual do serviço Dekra Garantido, 68% das irregularidades eram referentes à anormalidades na pintura, na identificação ou na estrutura do modelo.

Além disso, apareceram no ranking de restrições irregularidades no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), com indício de falsificação, e chassi danificado ou com numeração adulterada. A análise da empresa inclui vistorias feitas a particulares, lojas e concessionárias, e ela garante que, com isso, o total de prejuízos evitados a compradores chegou a R$ 165,3 milhões em um ano.

Vistoria de procedência

O serviço Dekra Garantido consiste na avaliação de mais de 150 itens do veículo, identificando eventuais alterações nas características originais e comparando com mais de 40 informações históricas fornecidas pela Checkauto, empresa do Grupo Dekra Brasil especializada em histórico online de seminovos e usados.

Na avaliação de pintura são verificadas as partes móveis como para-lama, capôs e portas. “São examinadas as camadas da pintura e a existência de massas plásticas. Um carro repintado em mais de 50% é considerado não conforme, pois é um dos indícios de que sofreu acidente de grande impacto”, explica José Félix, gerente dos serviços de varejo do Grupo.

Já com relação à estrutura, são vistoriadas as partes rígidas do automóvel como longarina, coluna e teto. “Reparos nessas regiões representam perigo, pois são danos que interferem diretamente na segurança dos ocupantes”, afirma o gerente.

O executivo ainda reforça que investir nesse serviço é assegurar-se de uma compra confiável e uma negociação justa: “Para os carros aprovados, a Dekra emite um certificado, com validade de três anos, que garante indenização no caso do veículo apresentar roubo ou furto em aberto, anterior à data da certificação”.

 

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile