Deixado de lado? VW Polo perde versões para abrir espaço para novo Tera
Entenda quais serão as principais mudanças no VW Polo 2026
O novo Tera ainda não chegou ao mercado brasileiro, porém, já está promovendo mudanças importantes, especialmente no Volkswagen Polo 2026. Isso porque, a montadora pretende excluir algumas versões do compacto. A seguir, o Garagem360 conta todos os detalhes. Acompanhe!
Quais serão as principais mudanças para o Volkswagen Polo 2026?
Em 2025, o hatch compacto é comercializado nas versões Track, Sense e Highline, além das opções Robust (voltada ao agro), MPI, TSI e Comfortline. Contudo, apenas as três primeiras seguirão no portfólio da montadora. Essas informações foram divulgadas em primeira mão pelo site Mundo do Automóvel para PCD.

De acordo com apurações do portal, o Polo 2026 não terá mudanças significativas nos preços e nas listas de equipamentos.
Leia também:
-
Produção de veículos no Brasil enfrenta pior cenário desde a pandemia
-
Bilionário quer desafiar Elon Musk e poderá criar ‘nova Tesla’
-
Qual o maior valor da gasolina no governo Bolsonaro? Compare com Lula!
Por que o Volkswagen Polo perderá suas versões?
O principal motivo é o lançamento do Volkswagen Tera. Em outras palavras, o novo SUV de entrada da fabricante terá um valor igual aos das versões intermediárias e de topo do Polo.
Até o momento, sabe-se que o Tera deve ser vendido a partir de R$ 100 mil na versão MPI aspirada manual. Ele deve alcançar R$ 140 mil na configuração High com a inclusão dos pacotes adicionais Outfit e Adas.
Portanto, para não ter uma concorrência direta, a Volkswagen fez essas mudanças. Assim, o objetivo é claro: tornar o Tera o SUV mais vendido do Brasil.
Até o momento, a liderança do segmento é da própria montadora alemã. Em 2024, o Volkswagen T-Cross emplacou 83.990 unidades, de acordo com dados da Fenabrave. Na vice-liderança, aparece o Chevrolet Tracker com 69.431 exemplares vendidos.
Como é o Volkswagen Polo 2026?
A configuração Track do Volkswagen Polo sai de fábrica com um propulsor 1.0 12V de três cilindros naturalmente aspirado. Ele entrega 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina. Já com etanol, proporciona 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. Aqui, o câmbio é manual de cinco marchas.
Já os modelos Sense e Highline, dispõe do mesmo 1.0 de três cilindros e 12 válvulas. Contudo, eles contêm turbo e injeção direta de combustível.
Por aqui, entregam 109 cv de potência com gasolina e 116 cv de potência com etanol. Também alcançam 16,8 kgfm de torque com qualquer outro combustível. O câmbio é automático de seis marchas.
Equipamentos do Volkswagen Polo 2026
O Volkswagen Polo Track traz os seguintes equipamentos:
-
airbags laterais
-
rádio Media Plus II
-
ar-condicionado
-
direção elétrica
-
vidros dianteiros e travas elétricas das portas
-
volante multifuncional
-
banco do motorista com regulagem de altura.
Neste modelo, a central multimídia VW Play é opcional.
Volkswagen Polo Sense
Além dos itens mencionados na versão anterior e do motor 1.0 turbo e câmbio automático, o Volkswagen Polo Sense contém:
-
faróis de LED
-
chave presencial
-
sensor de estacionamento traseiro
-
controlador automático de velocidade
-
aletas para trocas de marcha no volante
-
painel digital de oito polegadas.
A central multimídia VW Play também é opcional.
Volkswagen Polo Highline
Por fim, temos o Highline que oferece os itens do Polo Sense, bem como o painel digital e central multimídia de 10,25 polegadas. Ademais, vale citar:
-
ar-condicionado automático digital
-
carregador de celular por indução
-
câmera de ré
-
rodas de liga leve de 16 polegadas
-
faróis com acendimento automático
-
sensor de chuva e start-stop.
Quanto custa o Volkswagen Polo 2026?
Os modelos que seguirão no portfólio da montadora serão vendidos com os seguintes valores:
- Volkswagen Polo Track – R$ 95.790
- Volkswagen Polo Sense – R$ 107.890
- Volkswagen Polo Highline – R$ 131.650
E para você, vale o investimento no Volkswagen Polo? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Novo Gol? Conheça a releitura do ícone da Volkswagen