De volta aos anos 80: recorde como a BMW Motorrad revolucionou o mundo das motocicletas

Ao final da década de 1970, a BMW Motorrad enfrentou o desafio tecnológico imposto pelas novas e mais rigorosas normas de emissões nos Estados Unidos.

Ao invés de encarar esse desafio como uma ameaça, a BMW Motorrad viu uma oportunidade para desenvolver uma inovadora gama de motocicletas de alta tecnologia.

Inovação da BMW Motorrad

Embora o icônico motor boxer bicilíndrico, marca registrada da BMW Motorrad, ainda estivesse em uso, a BMW utilizou sua vasta experiência em engenharia de motores automotivos de quatro cilindros para desenvolver algo inovador para suas motocicletas.

Assim, a BMW K100 passou a adotar um motor compacto de 4 cilindros em linha, com 987 cc, instalado longitudinalmente no chassi de uma nova geração de motocicletas.

O motor foi montado horizontalmente, com a cabeça voltada para o lado esquerdo da moto e o virabrequim para o lado direito.

Essa configuração permitiu o uso de um único conjunto de engrenagens cônicas para transferir a potência à roda traseira, eliminando a necessidade de dois conjuntos de engrenagens normalmente usados em motores similares montados verticalmente.

Isso resultou em menor perda de potência, redução de peso e complexidade, além de manter o centro de gravidade baixo, aprimorando o desempenho dinâmico.

 

BMW K 100, 1983
BMW K 100, 1983 (Foto: Divulgação/BMW)

Primeira motocicleta da BMW com injeção eletrônica de combustível

O motor da BMW K100 também foi pioneiro por ser o primeiro da BMW Motorrad (e um dos primeiros no mundo) a utilizar um sistema de injeção eletrônica de combustível, semelhante ao encontrado nos motores da segunda geração do BMW Série 3 (E30).

Com a introdução da injeção eletrônica de combustível e um sistema de ignição eletrônico, a K100 foi capaz de incorporar um conversor catalítico, cumprindo as rigorosas normas de emissões da época.

Sistema de freios antibloqueio ABS: estreia na BMW com duas rodas

Sempre focada em aprimorar a segurança, a BMW Motorrad desenvolveu e implementou pela primeira vez na K100 um sistema de freios ABS para motocicletas.

Essa tecnologia foi amplamente apreciada pelos clientes, pois na época, a maioria dos acidentes graves de moto estava relacionada a manobras de frenagem em curvas.

Atualmente, os clientes da BMW Motorrad desfrutam de versões mais avançadas dessa tecnologia, adaptadas a diferentes tipos de motocicletas, permitindo, por exemplo, desativar o ABS em motos de uso duplo ao conduzir em terrenos de cascalho ou terra.

 

BMW K1 1988 - 1993
BMW K1 1988 – 1993 (Foto: Divulgação/BMW)

Sucesso comercial e variantes adicionais

Os motociclistas rapidamente reconheceram as múltiplas vantagens da BMW K100, e novas variantes logo surgiram, como a K100 C, K100 RS, K100 RT e K100 LT, que apresentavam carenagens aerodinâmicas ou configurações para viagens longas.

Além disso, a BMW desenvolveu a K100 TIC para uso por forças policiais, bombeiros, serviços médicos e militares.

K75: a variante de três cilindros

Para maximizar o potencial dessa nova plataforma, a BMW criou a K75, uma versão de três cilindros da K100.

A K75 foi equipada com um sistema de árvores de balanceamento que eliminava as vibrações típicas de motores de 3 cilindros, tornando-a ainda mais suave que a K100, cuja vibração já era minimizada por um excelente sistema de isolamento.

BMW K1: a super aerodinâmica

A BMW K1 foi apresentada no Salão de Motocicletas IFMA de Colônia, Alemanha, em 1988, destacando-se pelo design futurista e aerodinâmico, além de seu novo motor.

Um quatro cilindros de 1.000 cc, com quatro válvulas por cilindro, capaz de gerar 100 cavalos de potência e acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

A K1 surgiu da necessidade da BMW Motorrad de criar uma proposta esportiva alternativa, utilizando um motor potente refrigerado a líquido para alterar a percepção popular da marca.

Apesar do sucesso do motor boxer, a BMW decidiu inovar radicalmente, resultando na K1 de 1983, projetada por Josef Fritzenwenger e Stegan Pachnernegg.

A partir do protótipo, os engenheiros da BMW adicionaram uma carenagem com um coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd) de 0,34, o menor já visto em uma motocicleta na época.

Após diversas melhorias para maximizar o desempenho, o modelo foi lançado no final dos anos 80.

Embora apenas 6.921 unidades da BMW K1 tenham sido produzidas, a moto cumpriu seu propósito: transformar a percepção da BMW Motorrad na indústria.

Não era uma moto de corrida, mas sim um ícone de evolução, demonstrando que a marca era capaz de produzir motocicletas modernas e tecnologicamente avançadas. Essa inovação continua a ser evidente na atual gama da BMW Motorrad.

Alisson Wieder
Alisson WiederRedator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.
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