De congelar: nova geração do sistema de freio da Mercedes passa por teste rigoroso

Sistema de freio da Mercedes é testado em centro de testes com temperaturas de até -30ºC. Entenda porque esses testes são importantes.

A nova geração do sistema de freio da Mercedes-Benz está sendo testada em meio a frio congelante. Em condições extremas, os testes são realizados em Arjeplog, cidade sueca próxima ao Círculo Polar Ártico onde as temperaturas podem chegar a -30ºC. 

Testes em temperaturas extremas para testar o freio da Mercedes. Foto: Divulgação

Sistema de freio da Mercedes testados sobre lago congelado

O centro de testes já é usado há mais de 20 anos pela marca, principalmente os acertos nos sistema de direção, suspensão e direção, resistência do motor e bateria. 

E é justamente as condições de frio ideais para avaliar como os componentes se comportam nos diferentes cenários. Agora é a vez de testar a nova geração dos sistemas de controle de estabilidade e freios, testados sobre um lago congelado e as montanhas da região. 

Com a criação das instalações de teste da Mercedes-Benz houve uma sensível evolução nos veículos da marca. Comparado ao asfalto seco, o nível de aderência no gelo e na neve é até 90% menor, o que afeta profundamente a estabilidade e o controle do veículo, principalmente ao acelerar, parar e mudar de direção. 

Essas condições climáticas e da superfície têm um grande impacto no controle e estabilidade do carro, principalmente na aceleração e mudanças de direção. Por isso, as montadoras utilizam as condições climáticas extremas para avaliar com precisão o comportamento do veículo. 

As condições climáticas e as superfícies permanecem relativamente constantes durante o inverno em regiões como o Círculo Polar Ártico. Isso oferece aos fabricantes a oportunidade de testar seus veículos em condições extremas com mais precisão. 

Centro de testes da Mercedes em Arjeplog – Suécia. Foto: Divulgação

Para os testes, os veículos são equipados com pneus padrão para todas as estações ou específicos para o inverno, a fim de refletir melhor o comportamento de uso diário dos clientes.

No futuro, a Mercedes-Benz continuará investindo em tecnologia para criar sistemas de freio e controle de estabilidade mais avançados para garantir maior segurança e conforto aos seus usuários.

Os testes em condições extremamente frias

O teste a frio é uma prática comum, principalmente nos países do hemisfério norte. Geralmente as condições de temperatura e solo, o que vai depender dos requisitos específicos do veículo, componente ou sistema a ser testado.

Quando a temperatura cai sensivelmente, a capacidade dos veículos também reduzem. O intuito aqui é fazer com que eles operem com maior segurança e suavidade mesmo em condições extremas. Para isso, os testes podem ser realizados tanto em laboratórios controlados ou em campos de testes, como é o caso do Centro da Mercedes na Suécia.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile