Das telas para a realidade: tecnologias de ficção que já estão nos carros
Veja algumas tecnologias de carros que hoje são realidade, porém, anos atrás eram consideradas coisas de ficção científica, veja.
Com o passar dos anos os carros deixaram de ser apenas um instrumento de deslocamento. A cada nova atualização de linha ou lançamento inédito, as montadoras integram mais tecnologias aos veículos, que antes eram consideradas coisas de ficção, veja algumas delas.
Nada de ficção: veja tecnologias que são realidade nos veículos atuais
Há 20 anos, na durante os anos 2 mil, os carros tinham uma única função: te transportar de um ponto A para um ponto B. No entanto, hoje, a realidade é um tanto quanto diferente.
Com a alteração na mudança de necessidades, foi necessário o acréscimo de novas tecnologias. Essas vieram não apenas para gerar mais conectividade e conforto, mas também aprimorar os níveis de segurança.
Para método de comparação, hoje, quando pensamos em carros do futuro, a autonomia e a chave da vez. Além disso, com a alteração das necessidades, o espaço do carro vira uma nova espécie de habitáculo destinado ao conforto.
De acordo com as próprias montadoras, os veículos deverão se tornar uma extensão da sala de estar.
Mas e hoje? Quais tecnologias estão presentes nos carros que anteriormente eram considerados equipamentos de ficção científica de filmes?
Olá Mercedes: comandos por voz controlam diversos itens do carro
Atualmente até os carros considerados mais simples contam com comandos por voz, capaz de controlar diversos sistemas e comandos do veículo.
A Mercedes-Benz, por exemplo, é uma das marcas pioneiras que agregou esse sistema em seus carros disponíveis no portfólio do mercado nacional. Através do comando “olá Mercedes”, o condutor pode abrir e fechar os vidros, mudar a climatização do ar e outros.
Controle do carro por distância também é realidade
Engana-se quem pensa que as novas tecnologias estão presentes apenas em carros de luxo. Recentemente, a reportagem do Garagem360 conheceu de perto as funcionalidades do sistema BlueLink disponível nos carros da Hyundai.
No caso, o teste foi feito com o HB20, carro mais vendido de 2021 e o modelo de entrada da montadora.
Através do aplicativo instalado no smartphone, os carros com o sistema BlueLink podem ser controlados a distância. Com ele, o condutor pode ligar o motor, confere a localização e autonomia, bem como pode ser responsável por abrir e fechar os vidros.
Com ele também é possível gerar notificação automática de colisão, notificação no smartphone em casos de disparo do alarme, além de diagnóstico do veículo, função Find My Car e outros.
Assistentes de condução autônoma também estão presentes
Como mencionado, as marcas estão focadas em desenvolver novos sistemas de condução autônoma, responsável por deixar o veículo mais seguro. No entanto, hoje já é possível contar com diversas tecnologias que dispensam a ação humana.
Bons exemplos nesse caso são os sistemas de frenagem automática em casos de colisão, reconhecimento de pedestres, ciclistas e animais ao redor do veículo, visão 360º do carro, sensores de estacionamento, alerta de permanência em faixa, e até mesmo detector de fadiga.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.