Daimler apresenta e testa ônibus autônomo do futuro

A Daimler Buses se tornou a primeira empresa do mundo a colocar uma operação automatizada de ônibus urbano em uma situação de tráfego real. A companhia alemã criou um coletivo autônomo chamado Mercedes-Benz Future Bus com tecnologia CityPilot. O veículo foi testado em uma rota de 20 quilômetros na cidade de Amsterdam, na Holanda.

Durante o trajeto, o ônibus autônomo alcançou até 70 km/h r atingiu boas precisões na hora de parar nos pontos de embarque e  nos semáforos. Apesar da tecnologia, a presença do motorista ainda é necessária para possíveis imprevistos. “As vantagens do CityPilot para os nossos clientes são claras: o Future Bus utiliza combustível de forma eficiente e com mínimo esforço do motor. Isso tem um impacto positivo nos custos operacionais e de manutenção, na vida útil e na disponibilidade do veículo”, explica Hartmut Schick, chefe mundial da empresa.

E o veículo ainda chama a atenção pelo design moderno. Na parte interna, ele foi dividido em três áreas. A mais próxima ao motorista é a de “serviço”. A parte do meio é chamada de área “expressa”, e destinada a pessoas que farão pequenos percursos e em pé. Batizada de “louge” a parte traseira é mais confortável e permite que os passageiros carreguem seus smartphones sem a necessidade de fios.

Como funciona

O sistema para a ativação do CityPilot funciona por meio de reconhecimento de faixas. Durante o trajeto, o ônibus identifica se a via é adequada para a condução autônoma. Caso seja, o motorista pode ativar a função por meio de um botão. Vale lembrar que o condutor pode assumir o controle a qualquer momento. Para desativar o sistema basta mexer no volante ou pisar nos pedais de acelerador e freio.

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile