Daimler aposta em carros híbridos e com direção autônoma
Grupo já desenvolve tecnologia que irá substituir a condução tradicional
Para o futuro, o Grupo Daimler AG, detentor das marcas Mercedes-Benz, samrt e Maybach, pretende investir cada vez mais na produção de veículos híbridos. A empresa, que tem avaliado o impacto de seus modelos no meio ambiente durante toda a vida útil, quer reduzir a quantidade de poluentes jogadas na atmosfera.
Com base nessas premissas, em 2014, mesmo com o aumento de 5% na produção de automóveis, a companhia conseguiu reduzir em 2,5% as emissões de CO2 na atmosfera. Isso foi possível graças à adoção de medidas de economia de energia, além da transição para combustíveis com menor teor de CO2. Esses dados estão no Relatório Anual de Sustentabilidade da montadora.
Recentemente apresentados no mercado, S 500 Plug-In Hybrid e o C 350, são destacados pela Daimler como exemplos de modelos com baixas emissões – seus índices de CO2 são de 65 g/km e 48 g/km, respectivamente. Satisfeita com os resultados, a empresa pretende investir pesado no segmento. Em seus planos estão, por meio da Mercedes-Benz, contabilizar 10 Plug-In Hybrids até 2017.
E o futuro da companhia não reserva apenas carros menos poluentes. A Daimler aposta que a condução autônoma, feita quando o motorista não precisa guiar o carro, deve se tornar uma tendência nos próximos anos. Para provar que o conceito pode ser aplicado na prática, o S 500 Intelligente Drive, também da Mercedes, foi o carro escolhido para realizar um percurso de 90 quilômetros entre as cidades de Mannheim e Pforzheim, na Alemanha, em 2013 – veja mais no vídeo abaixo.
Mas o motorista que não vê a hora de ter um carro que anda sozinho, ainda precisará esperar. De acordo com Thomas Weber, responsável pela área de Pesquisa & Desenvolvimento da Mercedes-Benz, “os requisitos para levar a direção autônoma à estrada vão muito além dos aspectos técnicos e incluem também o esclarecimento das questões jurídicas e éticas”.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.