Daimler aposta em caminhões conectados à internet

Grupo alemão busca usar tecnologia para melhorar a mobilidade de veículos comerciais

A Daimler Trucks está trabalhando para lançar caminhões conectados à internet. A marca, que já conta com 365 mil veículos comerciais conectados por meio dos sistemas FleetBoard e Detroit Connect, pretende anunciar novidades na Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA), que será realizada em Hannover, na Alemanha, entre 22 e 29 de setembro deste ano.

Apostando em tecnologia, a empresa planeja investir cerca de meio bilhão de euros (cerca de R$ 2 bilhões) na conexão de seus caminhões e no desenvolvimento de serviços e soluções digitais. O objetivo é melhorar o desempenho do transporte de carga, diminuir gastos e enfrentar o volume crescente de tráfego de bens.

“Estamos conectando o caminhão com a Internet, e vamos torná-lo o principal elemento de dados da rede de logística. O veículo irá conectar todos os envolvidos com o transporte: motoristas, programadores, frotistas, oficinas, fabricantes e seguradoras ou autoridades. Eles recebem as informações em tempo real como condições do cavalo mecânico e do semirreboque, do trânsito e do clima, disponibilidade de vagas de estacionamento em postos de serviço das estradas, áreas de descanso e muito mais”, explica Wolfgang Bernhard, membro do Board da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses.

Usando o conceito de Internet das Coisas, os pesados são equipados com cerca de 400 sensores, conectados por um software que incluiu 130 milhões de linhas de código – mais do que um avião a jato, segundo a companhia.

Sistemas de conectividade

A subsidiária FleetBoard estabelece padrões de telemática para alguns caminhões da Mercedes-Benz. O serviço consiste em coletar dados sobre o veículo e enviá-los à matriz (por meio de telefonia celular). Com ele, é possível gerenciar frotas, motoristas e pedidos.

Para explorar ainda mais a tecnologia, a Mercedes-Benz vai criar uma unidade Digital Solutions & Sevices, que também tem a FleetBoard GmbH como núcleo. O objetivo é trabalhar em projetos relacionados a aplicativos digitais para veículos comerciais da montadora alemã.

Na América do Norte, os caminhões da marca contam com o sistema Detroit Connect, que é disponibilizado em parceria com a empresa Zonar Systems Inc. A tecnologia, dizem as fabricantes, é a primeira solução telemática nos Estados Unidos e no Canadá que consegue determinar a causa de falhas detectadas durante a viagem.

Quando um aviso aparece no interior do veículo, o chamado “Técnico Virtual” do sistema de conectividade envia um relatório de condições técnicas para a Central de Atendimento da Detroit. Os dados são analisados rapidamente e o motorista recebe um e-mail explicando o como ele deve proceder em cada situação.

Merces-Benz fez teste de condução autônoma de caminhões na Alemanha | Foto: Divulgação

Condução autônoma

Ainda com foco em veículos conectados, a Daimler estreou três caminhões Mercedes-Benz Actros com sistemas de condução autônoma. Com a função Highway Pilot Connect, eles foram apresentados no dia 21 de março na estrada A52, em Düsseldorf, na Alemanha. Para a montadora, a tecnologia permite a operação interligada de comboios por rodovias ou estradas longas.

Os modelos irão participar do Desafio de Comboios de Caminhões de 2016, uma iniciativa que reúne veículos semi-autônomos de seis montadoras. Os conjuntos percorrerão estradas públicas com destino ao porto de Roterdã, na Holanda, em 6 de abril. A meta do evento é introduzir uma regulamentação harmonizada e otimizar os meios de transportes rodoviários dentro da União Europeia.

“O caminhão inteligente, auto-otimizado, tem a mais alta prioridade para nós. Usando as comunicações conectadas com outros veículos e os seus arredores, podemos melhorar o fluxo de trânsito e reduzir o consumo de combustível e as emissões. Ao mesmo tempo, os caminhões inteligentes ajudam a diminuir o número de acidentes de trânsito. Esse é um passo à frente muito importante rumo à condução livre de acidentes”, finaliza Sven Ennerst, chefe da área de Engenharia de Produtos & Compras Globais – Caminhões da Daimler.

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

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